ReumaBlogs

Sacroileíte: Você sabe o que é?

As articulações sacroilíacas unem o osso sacro aos ossos ilíacos da bacia, conectando a parte inferior da coluna vertebral com a pelve. A sacroileíte é a inflamação da articulação sacroilíaca e pode estar associada a muitas doenças reumáticas, a exemplo das espondiloartrites.

A sacroileíte é a principal manifestação da espondilite anquilosante, uma doença do grupo das espondiloartrites. Ela é uma doença autoimune, que causa inflamação das articulações sacroilíacas e da coluna, podendo ocasionar limitação dos movimentos, se não for tratada adequadamente.

Quando atendemos um paciente com queixa de dor na região lombar baixa ou nas nádegas, com características inflamatórias, ou seja, piora com o repouso prolongado, melhora ao movimento e que está associada a rigidez ao acordar, pensamos que a sacroileíte pode ser uma possibilidade.

Além da caracterização do tipo da dor, o reumatologista precisa realizar as manobras de exame físico para a pesquisa de sacroileíte, e se julgar necessário solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico.

Além das espondiloartrites, outras causas de sacroileíte são a sobrecarga mecânica em pessoas com sobrepeso e/ou que fazem exercícios de grande impacto, gravidez, artrose, infeção, osteíte condensante, trauma local, lesões tumorais ou por metástases.

O diagnóstico de sacroileíte pode ser difícil, pois muitas outras condições causam dor na região lombar. Em caso de sintomas procure um reumatologista para uma avaliação adequada!

#REPOST @dravivianemachicado

Artigos Relacionados

Como conviver melhor com uma doença crônica – Parte 2

Priscila Torres

Covid19 – Uso de máscaras

Priscila Torres

Superdosagem de vitaminas: Ajuda no controle das doenças reumáticas

Priscila Torres
Loading...