Notícias

Roer unhas: mania que pode prejudicar sua saúde bucal

Roer unhas: mania que pode prejudicar sua saúde bucal

Apesar de parecer inofensivo, o hábito pode fazer mal aos dentes e gengiva

Roer as unhas é um hábito muito comum que afeta entre 20% e 30% da população mundial e está geralmente associada ao estresse e ansiedade. No entanto, o que muita gente não sabe é que o hábito pode influenciar também na saúde bucal. Abaixo, a Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM, marca americana de cuidado bucal, explica os principais problemas que o hábito de roer as unhas pode causar:

  1. Facilita a entrada de bactérias: muitos fungos e bactérias vivem embaixo das unhas, que quando em contato com a boca pode facilitar a entrada desses micro-organismos no corpo e contribuir para infecções.
  1. Prejudica os dentes: a pressão exercida nos dentes pode causar pequenas fraturas e inflamação na gengiva, além de prejudicar pacientes que estejam em tratamento ortodôntico, com possíveis perda de elementos dentais.
  1. Má oclusão: pesquisas indicam que há relação entre a má oclusão (quando há o desalinhamento dos dentes, no qual os superiores e inferiores se desencaixam) e o hábito de roer as unhas, gerando problemas e causando dor. “Por isso, caso haja sinal de incômodos no maxilar é fundamental consultar um profissional para obter um diagnóstico preciso e tratamento correto”, esclarece.
  1. Lesões na gengiva: os pedaços de unha roída podem provocar feridas na gengiva, aumentando o risco de inflamações e contaminações por bactérias. “Como roer unhas pode estar relacionado com problemas emocionais como ansiedade ou estresse, sendo uma forma de alívio dessas tensões emocionais, é importante que o paciente procure ajuda para a interrupção deste hábito prejudicial”, finaliza.

Sobre a GUM

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.

Fonte: Assessoria de imprensa

Related posts

Entrega gratuita de remédios de alto custo está atrasada no Alto Tietê

Priscila Torres

Poucas brasileiras sabem que ser mulher é fator de risco para osteoporose

Priscila Torres

Sou forte, sou determinada, sou guerreira

Priscila Torres
Loading...