Reumatologista tira dúvidas sobre gota

Se não tratada, doença pode originar deformidades articulares, doenças renais crônicas e até mesmo infarto

O Tarde Nacional – Amazônia desta terça-feira trouxe uma entrevista bastante esclarecedora com o coordenador da Comissão de Gota da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Roberto Bernd, sobre a doença crônica denominada “gota”.

Na conversa o reumatologista explicou que essa doença é uma consequência do acúmulo de ácido úrico no sangue, geralmente causada por uma predisposição genética, que se intensifica com o ganho excessivo de peso. Esse acúmulo causa dores intensas nas articulações, inchaço, vermelhidão e outros sintomas.

O doutor acrescentou ainda que o tratamento é simples e consiste em controle do ácido no sangue através de medicamentos, e controle do peso com alimentação e prática de exercícios físicos. Porém, ele alertou que, caso o paciente não faça o tratamento, a crise pode se tornar crônica e originar outros problemas de saúde como doenças renais, deformidades articulares e até mesmo causar um infarto.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Fonte: Rádios EBC

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: