Reabilitação da Mão Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença sistêmica, crônica e inflamatória que afeta principalmente os tecidos sinoviais de revestimento articular e tendinoso. Esta inflamação causa dor e com o passar do tempo, pode ocasionar deformidades nas articulações e lesões ou rupturas de tendões.

Após a consulta médica, o paciente inicia o tratamento de reabilitação da mão com o terapeuta ocupacional (TO) para desinflamação das estruturas comprometidas, fortalecimento muscular, uso de órteses sob medida e tecnologia assistiva (adaptações) quando necessário.

O fortalecimento muscular exige muita cautela do profissional, pois a movimentação repetitiva da articulação pode promover mais lesões.

A órtese é indicada para alívio da dor, diminuição da inflamação e prevenção/diminuição de deformidades articulares. São recomendadas antes do início das deformidades afim de evitá-las e/ou retardá-las o máximo possível, através do uso adequado orientado pelo terapeuta ocupacional, cirurgiã de mão ou reumatologista, concomitante aos medicamentos indicados. Quando o paciente já possui algum grau de deformidade ainda é importante o uso de órteses, pois a doença é progressiva.

Alguns modelos de órteses sob medida:

 

As tecnologias assistivas, nome usado para as adaptações, são prescritas pelo terapeuta ocupacional com objetivo de facilitar a realização das atividades do dia a dia. Necessita de uma avaliação específica, treino e orientações ao paciente e à família sobre o uso, para que o paciente não a abandone depois de um tempo.

Aqui a imagem de alguns exemplos:

  

O paciente deve ter consciência que precisa mudar a maneira de realizar as atividades cotidianas e no trabalho, para evitar o aumento de inflamações e não perder a qualidade de vida.

Fonte: Cirurgia da mão Rio Preto

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Que tenhamos sempre Paciência e Fé em Deus!

Aos 24 anos, fui diagnosticada com psoríase, além das lesões, no corpo, que me deixavam deprimida pelo aspecto de feridas, que não cicatrizam, todas...

Pare de testar sua doença

Eu aposto que você já quis parar o remédio só para ver se não precisava mais dele. E se você fez isso, aposto que se...

Obesidade deve ser tratada com a mesma seriedade que a artrite reumatoide

A obesidade é uma doença que deve ser tratada, com a mesma seriedade que tratamos a artrite reumatoide. Convivo com AR há 15 anos...