A opção por utilizar este tipo de terapia tanto para atletas quanto para não atletas que possuam artrose deve ser discutido com o médico
A artrose é uma doença de origem multifatorial tanto o tipo traumática quanto degenerativa. Ela leva a uma “perda” da cartilagem protetora articular com consequente atrito entre o osso subcondral articular, levando à dor, incapacidade funcional, deformidade e derrame articular.
Estima se que em torno de 40 % das pessoas acima de 65 anos desenvolvam artrose, e há uma maior prevalência naquela que realizaram atividades físicas de impacto em sua vida adulta.
A infiltração de ácido hialurônico é uma das alternativas de tratamento não cirúrgico dessa condição clínica. Essa substância é produzida naturalmente pelas células sinoviais articulares do nosso organismo e é responsável pela lubrificação e nutrição do tecido cartilaginoso articular.
O desenvolvimento do ácido hialurônico sintético possibilitou utilizar essa substância como uma via de alívio da dor e tentativa de preservação do tecido articular por um maior período.
Os possíveis efeitos benéficos da utilização deste método incluem:
– Redução de células inflamatórias que causam destruição articular da artrose.
– Estímulo da produção do próprio acido hialurônico corporal
– Estabilização do desgaste continuo da cartilagem articular
– Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II.
– Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada.
Vários estudos científicos já demonstraram os efeitos benéficos dessa terapia, corroborando seu uso como um métodos auxiliar não cirúrgico da artrose.
A indicação da viscossuplementação é individual e de acordo com a quantidade de desgaste articular, limitações apresentadas pelo paciente, expectativas e melhora e função da própria articulação.
Exames de imagem e exames clínicos conseguem determinar os possíveis benéficos da terapia e adequá-los às expetativas do paciente.
A viscossuplementação normalmente não é utilizada como terapia única e sim sempre associada a uma boa reabilitação, seguida de fortalecimento e reequilíbrio muscular.
Apesar de controverso, O ácido hialurônico também é utilizado em atletas de alta performance e que praticam atividades com muito impacto articular.
O objetivo é tentar preservar por maior tempo as estruturas internas do joelho, como menisco, ligamentos e a cartilagem articular visando o menor desgaste durante as atividades que perduram muitas vezes por mais de 20 anos.
A opção por utilizar este tipo de terapia tanto para atletas quanto para não atletas que possuam artrose deve ser discutido com o médico para que a melhor decisão seja tomada.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.