Prótese de tornozelo é solução para casos graves de artrose

As dores articulares podem chegar a 40% dos pacientes reumatológicos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia. A artrite pode ser uma das causas do desgaste da articulação (artrose) levando a quase 8% dos afastamentos do trabalho em todo o país.

A artrose tem causas diversas que vão desde a prática de esportes de alto impacto, doenças reumáticas e também a idade avançada. Sem o tratamento adequado a artrose pode evoluir para perda de cartilagem e degeneração óssea. A dor é proporcional ao grau do desgaste articular, assim como a dificuldade para executar as tarefas diárias e a consequente perda progressiva da qualidade de vida.

Nos casos em que o tratamento tradicional, com remédios anti-inflamatórios, condroprotetores e fisioterapia, não tem mais efeito, a recuperação da mobilidade articular do tornozelo em caso selecionados podem ser conseguida baseada na evolução das tecnologias médicas.

As cirurgias de implante de próteses evoluíram e estão cada vez mais modernas, hoje são consideradas pelos especialistas como  procedimentos seguros e com alta taxa de sucesso. No Brasil, a substituição da articulação afetada por uma prótese é amplamente indicada,  sendo para o tornozelo uma realidade em nosso meio.

A indicação da cirurgia da prótese de tornozelo evoluiu muito nos últimos anos, principalmente no controle de complicações. O avanço na artroplastia de tornozelo com menor agressão à parte óssea e partes moles (pele, tendões) permite ao paciente a melhora da dor e recuperação de movimentos de forma mais rápida.

A fisioterapia é fundamental para recuperação da força muscular e encurtar o tempo para a realização das atividades rotineiras. A avaliação médica da cirurgia deve ser realizada regularmente para acompanhar a evolução da prótese.

Fonte: CCR Gestão de Comunicação

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...

Procure conhecer tudo à respeito da sua doença e como você pode se ajudar! E acima de tudo, nunca desista!

No final de 2015, tive uma febre tão alta que me debatia na cama. Depois disso, não conseguia mais escovar dentes, pentear os cabelos,...

Live irá debater a falta de medicamentos nas Farmácias de Alto Custo

ReumaLive: Direitos dos Pacientes: Assistência Farmacêutica Em dezembro de 2020, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), emitiu um documento em que foi declarado...