Notícias

Projetos criam cartilhas online para apoio a pessoas com doenças crônicas

Série de reportagens apresenta trabalho de grupos de apoio aos pacientes com artrite reumatoide e esclerose sistêmica

Doenças crônicas como a artrite reumatoide e esclerose sistêmica demandam alguns cuidados rotineiros para evitar perdas funcionais e melhorar a qualidade de vida. Orientar sobre esses cuidados é dos objetivos dos grupos de apoio aos pacientes da Faculdade de Medicina da UFMG, que têm encontrado soluções online para os tempos de isolamento social.

Um deles é o projeto de extensão da Faculdade “Grupo de orientação aos pacientes com artrite reumatoide”, coordenado pela professora do Departamento de Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina, Debora Cerqueira Calderaro, e em andamento desde 2018 no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG.

“O grupo de apoio é um espaço de orientação de questões acerca da doença que usualmente não são abordadas ou eficientemente esclarecidas durante atendimentos usuais de saúde, além de permitir o compartilhamento de vivências entre esses pacientes e uma maior integração social dos mesmos”, explica a professora

Alternativas

Com o início da pandemia, as atividades presenciais do grupo no HC precisaram ser interrompidas para preservar os pacientes e voluntários de risco adicional de infecção pelo novo coronavírus.

No entanto, o grupo manteve contato telefônico com os participantes, que são cerca de 40, para checar como eles estão e prestar esclarecimentos adicionais de dúvidas e orientações. Além disso, o grupo tem disponibilizado, no ambiente virtual, materiais educativos que antes eram distribuídos durante as reuniões semanais do grupo.

As cartilhas estão disponíveis no site da UFMG e em breve também no #BlogAR.

Fonte: Medicina UFMG.

Related posts

Importância do diagnóstico precoce para controle da diabetes em crianças

Priscila Torres

Cúpula do Senado será iluminada com a cor roxa em apoio à luta contra o lúpus

Priscila Torres

Substâncias do ipê branco ajudam no tratamento de gota e inflamações

Priscila Torres
Loading...