Notícias

Programa leva exames gratuitos a 05 municípios na Bahia

Mais cinco municípios da Região de Serrinha recebem, a partir deste sábado (9), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa do Governo do Estado, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o objetivo de detectar precocemente, casos de câncer de mama com a realização de exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Desta vez, o público alvo está nos municípios de Quijingue, Queimadas, Nordestina, Araci e Monte Santo.

Neste grupo, 7.332 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas para a realização do exame de mamografia. De acordo com os especialistas, a descoberta precoce do câncer de mama traz 95% de sucesso de cura da doença. De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos da Sesab (Dipro), Jucélia Nascimento, a detecção precoce significa diagnosticar a doença o mais cedo possível, para aumentar as chances de cura e diminuir a agressividade do tratamento. “Por isso, é importante que a mulher compareça para realizar o exame de mamografia”, explicou.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Locais de atendimento

Em todos os cinco municípios, o atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

Em Quijingue, a unidade móvel estará estacionada de 9 a 21 de dezembro, na Avenida São João, na Secretaria Municipal de Saúde. No município, 1.582 poderão realizar o exame de mamografia; Em Queimadas, 880 mulheres estão dentro da faixa para a realização do exame. A unidade móvel ficará estacionada na Praça da Bandeira, em frente à Câmara de Vereadores, no período de 11 a 22 de dezembro.

Em Nordestina, o atendimento será do dia 11 ao dia 18 de dezembro. A unidade móvel ficará na Academia de Saúde, na Praça Custódia Amambahy e, 660 mulheres poderão fazer o exame; Em Araci, a unidade móvel estaciona na Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à Prefeitura Municipal, no período de 13 a 30 de dezembro. Neste município, 2.100 mulheres devem fazer o exame.

Finalmente, no período de 14 a 30 de dezembro, em Monte Santo, a unidade móvel ficará estacionada na Praça Monsenhor Berenguer, ao lado da Igreja Matriz. Neste município, 2.100 mulheres na faixa de 50 a 69 anos, poderão fazer o exame de mamografia.

Fonte: http://www.n1bahia.com.br/programa-leva-exames-gratuitos/

Artigos Relacionados

Temos que ter fé, ao mesmo tempo sermos conscientes que será um dia de cada vez!

Priscila Torres

Saiba quais são os Medicamentos fornecidos pelos Planos de Saúde, para tratamento da Artrite Reumatoide

Priscila Torres

Fevereiro Roxo! Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer.

Loading...