Notícias

Procedimentos Estético em pacientes reumatológicos

O Brasil é um dos países campeões em procedimentos estéticos. Mas por que esse assunto seria de preocupação de uma reumatologista?

Porque existe uma síndrome camada ASIA (síndrome autoimune inflamatória induzida por adjuvantes), onde, em alguém geneticamente predisposto que usa um destes adjuvantes, como o silicone, óleo mineral ou o alumínio, por exemplo, ocorre uma resposta inflamatória exacerbada contra o próprio organismo.

Essas substâncias podem ser encontradas em alguns procedimentos feitos por dermatologista ou cirurgião plástico. Em pessoas que já tem o sistema imunológico alterado por alguma doença autoimune pode haver uma exacerbação da doença reumatológica, e sua realização deve ser discutida com o médico.

Essas substâncias injetadas para fins estéticos são identificadas pelo sistema imunológico como um ‘antígeno’, ou seja, um corpo estranho. Então, existe uma reação do corpo contra elas. Num organismo saudável, essa reação costuma ser controlada, sem causar grandes efeitos no paciente – além do esperado efeito estético, obviamente.

Porém, em pacientes que estão com o sistema imunológico em desequilíbrio, como ocorre com grande parte dos pacientes, essa reação pode ser ampliada, gerando uma reação autoimune de maior impacto, comprometendo o próprio tratamento da doença, além, claro da saúde do paciente como um todo.

Claro que todos queremos ficar mais bonitos e como uma aparência mais jovem. Mas, no caso de pacientes reumatológicos, é importante avaliar o momento em que isso será feito, a reação que pode ter com algumas medicações e o nível de atividade da doença.

Então, se a sua intenção é fazer algum tratamento estético, lembre de conversar previamente com seu reumatologista!

Dra. Tamara Mucenic | Reumatologista

#REPOST @tmucenic.reumato

Related posts

SPR põe lista de reumatologistas de todo Paraná à disposição da população

Priscila Torres

Veja como os lácteos ajudam a prevenir a osteoporose e o diabetes

Priscila Torres

Dor crônica é doença. Você sabia?

Priscila Torres
Loading...