Notícias

Plataforma nacional propõe melhorar condições de trabalho das pessoas com dor crônica

A SIP Portugal é uma plataforma nacional com a coordenação científica da APED e o apoio da empresa Grünenthal, constituída por representantes de organizações, sociedades científicas e associações de doentes que, em conjunto, partilham a mesma missão: reduzir o impacto social da dor crônica nos portugueses. Esta plataforma pretende promover um conjunto de medidas urgentes para a melhoria das condições de trabalho destes doentes e visa diminuir o absentismo e presenteísmo laboral, as mudanças de emprego, as reformas antecipadas e as pensões por incapacidade.

De acordo com a Dr.ª Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e responsável pela coordenação científica da plataforma, é imperativo “apostar em medidas que promovam a capacitação produtiva para o trabalho da pessoa com dor crônica, nomeadamente a adaptação e flexibilidade nos horários de trabalho; a adaptação do posto de trabalho e a promoção de condições ergonômicas; a possibilidade de realizar o trabalho a partir de casa; a aposta na formação e consciencialização sobre a problemática da dor em contexto laboral; a criação de grupos de suporte para pessoas com dor crônica dentro de uma empresa”.

Estima-se que a dor crônica afete cerca de 36% da população portuguesa, sendo a segunda doença mais prevalente no país.

As medidas propostas pela SIP Portugal foram apresentadas no Dia Nacional de Luta Contra a Dor, na Fundação Calouste Gulbenkian. Esta iniciativa contou com a partilha de diversos testemunhos de doentes relacionados com os obstáculos e desafios da empregabilidade, assim como boas práticas das empresas portuguesas neste âmbito.

Fonte: New Farma

Artigos Relacionados

Doença silenciosa, hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros

Priscila Torres

SBR divulga posicionamento sobre substituição automática de etanercepte original pela sua versão biossimilar

Priscila Torres

Começa com dor nas nádegas e pode virar doença crônica

Priscila Torres
Loading...
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));