Notícias

O segredo da alimentação saudável

Sabemos que não existe um segredo ou uma solução milagrosa para seguir um plano alimentar saudável. Muitos preferem a fórmula mágica para conquistar um objetivo, qualquer que seja, mas o esforço e a disciplina são fundamentais para qualquer meta definida. Com a alimentação não é diferente e algumas atitudes devem ser adotadas para que o resultado seja alcançado.

A nutricionista e consultora da Viva Lácteos, Ana Paula Del’Arco, listou 10 atitudes simples que podem ser adotadas no dia-a-dia para ajudar na conquista de uma alimentação saudável:

Cores, Sabores e Texturas: invista em frutas, verduras e legumes, buscando sempre consumir variedades diferentes. Desta maneira, o corpo terá suprimento de nutrientes, fibras e antioxidantes, além de estimular o paladar e a mastigação.

Equilíbrio: uma dica simples é sempre equilibrar a refeição, que deve conter: carboidratos (contemplando os integrais), proteínas (de origem animal e vegetal) e alimentos reguladores (verduras, legumes e frutas).

Variedade: todos os grupos alimentares são necessários e importantes para fornecer ao corpo a maior variedade de nutrientes, assim como os diferentes alimentos de cada grupo alimentar. O ideal é variar ao máximo os alimentos dentro de cada segmento.

Frequência: é muito importante se alimentar com frequência e não ficar longos períodos sem se alimentar. Desta maneira o organismo ajusta o metabolismo, de acordo com o suprimento frequente e adequado de energia e nutrientes.

Não pular o café da manhã: depois de aproximadamente 8 horas dormindo, o corpo passou por um período prolongado de jejum, sendo fundamental o suprimento de energia e nutrientes logo no início das atividades do dia-a-dia para que o organismo comece a funcionar sem estresse. O período do sono caracteriza um período de “jejum fisiológico”, no qual o corpo está preparado para suportar, uma vez que todos os hormônios e enzimas orquestram a redução do metabolismo para o período de repouso.

Sentar-se à mesa: o que vale é ter um tempo dedicado para se alimentar, sem estar na correria, fazendo outras atividades. Prestar atenção no alimento que está consumindo, sentir o aroma, mastigar adequadamente, desfrutar do paladar e do momento.

Hidratação: o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, por isso, beber água e líquidos é fundamental para manter o organismo sempre bem hidratado e garantir que todas as funções orgânicas estejam ocorrendo adequadamente.

Planejamento: para que todas as atitudes acima citadas possam se concretizar, é necessário planejamento e disciplina.

Registro: uma dica é começar fazendo um diário alimentar, anotando tudo o que se come, em quais horários e quantidade. Depois, avaliar sua própria alimentação fica mais fácil, sendo possível refletir como e quais pequenos ajustes se deseja fazer na semana.

Respeito à própria individualidade: cada indivíduo é único e se respeitar é fundamental para que se tenha sucesso em qualquer tarefa. Na alimentação, o respeito à própria individualidade engloba respeitar hábitos culturais, familiares, estilo de vida e a fase da vida pela qual está passando.

Para Ana Paula, o segredo mais precioso é entender e compreender que não existe um segredo para uma alimentação adequada. “São as atitudes diárias que constroem um hábito alimentar mais saudável e um estilo de vida mais prazeroso”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa  

Related posts

XXXIII Congresso Brasileiro de Reumatologia acontece em Brasília de 24 a 27 de agosto

Priscila Torres

Excesso de proteína pode sobrecarregar os rins, alerta nefrologista do HCor

Priscila Torres

Falta de medicamentos de alto custo nas farmácias do GDF prejudica pacientes

Priscila Torres
Loading...