Pilates e a dor crônica

A dor crônica é um problema de saúde no mundo todo, e geralmente é definida como a dor que permanece além do período habitual que o tecido leva para se recuperar após uma lesão. Pode ser considerado como dor crônica aquela que persiste por mais que 3 meses, sendo que em algumas situações, ela pode durar anos, mesmo sem a presença de dano tecidual.

Entre as principais causas e condições de dor crônica podemos citar: dor cervical e torácica, artrite reumatoide, dor no ombro, osteoartrite, dor lombar, câncer, dores de cabeça e fibromialgia. Os estudos mais recentes reforçam que o movimento é o melhor remédio nessa situação, logo o repouso e a imobilidade não são as melhores condutas. Portanto, MEXA-SE!

O exercício físico é um grande aliado para redução da dor, e está presente como conduta em todas as diretrizes de tratamento mais atuais. Nessas situações, o exercício físico tem por objetivo a melhora da flexibilidade e manutenção do movimento, ganho de força, melhora do humor e ansiedade, proporcionando bem-estar geral, além de ser importante para a saúde cardiovascular.

É aí que entra o Pilates, pois ele contempla todos os benefícios mencionados acima. O método contribui para a redução da dor, proporcionando ao indivíduo mais autonomia, facilitando o seu dia-a-dia, trazendo melhorias psicológicas e sociais. O exercício físico é uma intervenção benéfica para muitas condições, afeta a saúde geral e a qualidade de vida positivamente.

Quer começar a praticar Pilates? Entre em contato conosco na Forma Academia –  Travessa General Lima, 77 (em frente a Praça da Lagoa).

*Thais Zanela Mendes –  Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates

Fonte: Portal Fronteiriço.

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não me conformei com a opinião de apenas um médico

Comecei a ter sintomas com 36/37 anos, o médico tratava como LER (Lúpus eritematoso sistêmico) que custou o diagnóstico… Depois passei a tomar anti-inflamatórios...

Judicialização da saúde: como usar a Justiça gratuita contra a SUS

A judicialização da saúde é um fenômeno que cresce a cada dia e esse aumento expressivo se deve a algumas situações.  É verdade que as...

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...