ATENÇÃO: essa pesquisa é destinada a pacientes que possuem diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, e que residam no Brasil.
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença permanente, que possui períodos de melhora e de piora, que pode afetar as atividades do dia à dia dos pacientes. Assim, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar dessa pesquisa que tem por objetivo compreender melhor aspectos relacionadas à saúde dos pacientes com lúpus, através de questionários que avaliam a qualidade de vida, os sintomas presentes da doença, o nível de atividade física, o perfil social, a fadiga e a dor.
A presente pesquisa poderá fornecer dados mais completos sobre o perfil de saúde do paciente com lúpus eritematoso sistêmico, possibilitando uma melhor abordagem no tratamento não medicamentoso e nas propostas de programas junto às políticas públicas de saúde para esta população.
- Sua participação é muito importante nesta pesquisa! Agradecemos sua disponibilidade e interesse! Clique aqui e responda a Pesquisa
O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética (CAAE: 90334318.8.0000.0065), desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e como pesquisadoras responsáveis a Dra Amélia Pasqual Marques (Docente do Curso de Fisioterapia da USP), Ma. Ingred Merllin Batista de Souza (Mestra em Ciências da Reabilitação – FMUSP) e Pâmela de Almeida Santana ( graduanda do Curso de Fisioterapia da USP).
Clique aqui e responda a Pesquisa
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.