Osteoartrose, Osteoartrite e Artrose definem uma mesma doença que chega a acometer até 30% da população adulta acima dos 50 anos, no entanto, é também uma doença comum em pessoas jovens, especialmente às pessoas com Artrite Reumatoide.
É uma doença que deve ser tratada p mais precocemente possível, pois o não tratamento pode gerar incapacidade e consequente comprometimento da qualidade de vida e mobilidade.
O tratamento da Osteartrite (osteoartrose e artrose), requer desde o uso de medicamentos condiloprotetores à injeções localizadas, as chamadas “infiltrações e viscossuplementação”, aliadas à pratica de atividade física para fortalecimento muscular.
Saiba mais sobre a Viscossuplementação na Osteoartrite
A Viscossuplementação consiste de injeções intra-articulares de ácido hialurônico, que é o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. De acordo com recentes estudos, o líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com o processo de artrose, e o uso do dessas injeções de ácido hialurônico exógeno vem sendo utilizado com sucesso. Este método faz parte do algoritmo de tratamento da osteoartrose do joelho da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS) e American College of Rheumatology. – explica o médico do CREB.
A viscossuplementação é feita em consultório, por médico especialista, de 3 a 5 aplicações. “As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função. E é bom esclarecer que não se trata de um corticóide, antiinflamatório que tem vários efeitos colaterais”, diz ele. O CREB oferece esse tratamento, com a aplicação em sala utilizada especialmente para esse fim.
Fonte: Dr. Rodrigo Kaz, ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e especialista em Cirurgia do joelho e Medicina do Esporte pela Universidade de Pittsburgh, EUA.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.