Notícias ReumaBlogs

Para que serve o Ácido Fólico?

Sempre discutimos os remédios imunossupressores, os biológicos e outros medicamentos super complexos, e acabamos deixando de lado aqueles “mais basiquinhos” como o Ácido Fólico.

No entanto, esses medicamentos “mais simples” tem grande importância no tratamento das doenças Auto Imunes. E é sobre um deles que quero conversar: O Ácido Fólico.

O Ácido Fólico (que é uma das formas da Vitamina B9) está indicado para as pessoas que usam o Metotrexato.

Mas para que ele serve?

Vamos do começo… O Ácido Fólico é uma substância envolvida em vários processos do nosso corpo. Ele faz parte do nosso DNA, é usado para a formação de novas células, crescimentos de alguns órgãos e formação de glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. Ou seja, é muito importante no funcionamento do nosso organismo.

O Metotrexato, por sua vez, usado por pacientes com Artrite Reumatoide, Lúpus e outras doenças Auto Imunes, atua bloqueando alguns efeitos do Ácido Fólico no organismo.

Uma das principais ações do Metotrexato é impedir que novos glóbulos brancos se formem (aquelas células de defesa que provocam as doenças auto imunes), controlando essas doenças.

No entanto, ao mesmo tempo que o Metotrexato controla as doenças Auto Imunes, outras funções do organismo também são bloqueadas.

E é isso que provoca os inúmeros efeitos colaterais do Metotrexato: náusea, vômitos, feridas na boca e mal estar

Por isso, sempre prescrevemos uma “dose adicional” de Ácido Fólico para os pacientes que usam Metotrexato, para que não haja “falta” dessa substância no funcionamento do nosso corpo, evitando esses efeitos colaterais.

É importante lembrar que o Ácido Fólico não pode ser tomado no mesmo dia em que o paciente toma o Metotrexato. Isso porque se usados juntos, um acaba prejudicando o efeito da outro. Dessa forma, o ideal é usar o Ácido Fólico sempre no dia seguinte ao Metotrexato.

Caso o paciente ainda tenha muitos efeitos colaterais, podemos aumentar mais um pouco essa dose adicional do Ácido Fólico. Muitas vezes essa medida acaba de vez com aqueles efeitos indesejados.

#REPOST @drcaiozanetti

Artigos Relacionados

São Leopoldo: Vanazzi assina lei que garante vagas de estágio a pessoas com deficiência

Priscila Torres

Aviso aos pacientes sobre as Farmácias de Alto Custo do Estado de São Paulo

Priscila Torres

Exercícios de impacto podem resultar em incontinência urinária

Priscila Torres