Palestra para conscientização do Lúpus nesta sexta no Dório Silva

Para chamar a atenção sobre o Lúpus, doença reumatológica sistêmica autoimune, que pode manifestar-se em diferentes locais do corpo e órgãos, o Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, na Serra, promove, nesta sexta-feira (10), Dia Mundial do Lúpus, um ciclo de palestras para portadores da doença, familiares e profissionais da saúde, com apoio da Sociedade de Reumatologia do Espírito Santo (Sores).

O Hospital é referência em tratamento da doença no Estado, com aproximadamente 200 pacientes em tratamento na unidade.

A atividade tem como objetivo conscientizar o público em relação aos hábitos de vida, de alimentação, de prevenção de doenças infecciosas que podem agravar o Lúpus, além de ajudar a criar e manter uma rede de apoio.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o Brasil não dispõe de números exatos de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas Lúpus), porém, há estimativas de 65.000 pessoas com a doença no país, sendo a maioria mulheres, com manifestação em idade reprodutiva entre 20 e 40 anos.

O Lúpus é uma doença potencialmente grave, por poder manifestar-se em órgãos vitais. No Lúpus, o organismo desenvolve anticorpos que podem causar doenças em tecidos e órgãos como rins, pulmão e coração.

A doença não tem uma causa definida. Há fatores hormonais, infecciosos e ambientais desencadeantes para uma pessoa que tenha genética propensa ao Lúpus.

Cada pessoa pode ter manifestação diferente, mas os sintomas sistêmicos gerais são febre, fraqueza, fadiga, dores articulares, perda de força muscular, queda de cabelo, afta na boca e alterações de pele, sendo a mais comum a “asa de borboleta”, manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz, cuja distribuição lembra uma borboleta.

Ao sentir quaisquer sintomas, é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde para os primeiros atendimentos. Constatando-se o Lúpus, o paciente é encaminhado ao Dório Silva, onde pode dar início ao tratamento, que será definido de acordo com o tipo de manifestação que a pessoa apresenta.

Serviço

Programação da palestra

Dia: 10 de maio

10h30 às 10h45 – Acolhimento e apresentação do Pró-Reuma;

10h45 às 11h15 – Conscientização e compreensão acerca do Lúpus (Luiz Felipe Genelhu);

11h15 às 11h45 – Orientações de hábitos de vida (Thays Zanon);

11h45 às 12h30 – Como conviver com o Lúpus? (depoimentos de pacientes)

Local: Auditório do Hospital Dório Silva, na Serra.

Fonte: Portal Tempo Novo

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: