Paciente unido tem seu direito garantido, medicamento Xeljanz é incorporado ao SUS

Em Outubro de 2016 a CONITEC abriu a consulta pública nº 33/2016 para a incorporação ao SUS do Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz®), com parecer negativo, ou seja não concordando com a incorporação, na ocasião criamos aqui no blog um tutorial para que os pacientes pudessem contribuir com a consulta, contando suas experiências com o medicamento, relatando à importância da sua incorporação e fornecimento no SUS.

Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz®) é um medicamento oral com efeito semelhante ao biológico no tratamento da artrite reumatoide, no entanto não é um biológico, é um medicamento sintético que pode ser usado em monoterapia, ou seja, não é necessário ser associado ao metotrexato.

No dia 01 de fevereiro de 2017, através da portaria nº 8, o secretário de ciência, tecnologia e insumos do Ministério da Saúde, torna pública a decisão de incorporar o citrato de tofacitinibe para o tratamento de pacientes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Sendo assim a partir desta data da publicação no Diário Oficial, o medicamento passa a ser mais uma opção para os pacientes com artrite reumatoide, uma grande vitória para todos nós.

Texto por: Dayane Ferreira de Melo

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: