Em Outubro de 2016 a CONITEC abriu a consulta pública nº 33/2016 para a incorporação ao SUS do Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz®), com parecer negativo, ou seja não concordando com a incorporação, na ocasião criamos aqui no blog um tutorial para que os pacientes pudessem contribuir com a consulta, contando suas experiências com o medicamento, relatando à importância da sua incorporação e fornecimento no SUS.
O Citrato de Tofacitinibe (Xeljanz®) é um medicamento oral com efeito semelhante ao biológico no tratamento da artrite reumatoide, no entanto não é um biológico, é um medicamento sintético que pode ser usado em monoterapia, ou seja, não é necessário ser associado ao metotrexato.
No dia 01 de fevereiro de 2017, através da portaria nº 8, o secretário de ciência, tecnologia e insumos do Ministério da Saúde, torna pública a decisão de incorporar o citrato de tofacitinibe para o tratamento de pacientes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Sendo assim a partir desta data da publicação no Diário Oficial, o medicamento passa a ser mais uma opção para os pacientes com artrite reumatoide, uma grande vitória para todos nós.
Texto por: Dayane Ferreira de Melo
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.