Notícias Osteoporose

Osteoporose: pesquisadores descobrem novo fator de risco

A osteoporose afeta milhões de pessoas em todo o mundo e caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea, que torna os ossos frágeis e quebradiços. Alguns fatores de risco são inevitáveis, como é o caso do envelhecimento, e a doença tende a afetar indivíduos mais velhos, principalmente mulheres.

À medida que as pesquisas sobre causas e estratégias de prevenção continuam, são descobertos novos possíveis fatores de risco. Um novo estudo liderado pelo Instituto de Barcelona para a Saúde Global – cujas descobertas estão publicadas no JAMA Network Open – sugere que a má qualidade do ar está associada a uma menor densidade óssea entre as populações envelhecidas.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram dados sobre a saúde óssea e as condições de vida de 3717 participantes, incluindo 1711 mulheres, de 28 aldeias nas proximidades da cidade de Hyderabad, na Índia.

No espaço de três anos verificou-se uma clara perda de massa óssea devido, essencialmente, às partículas que provêm, por exemplo, de escapes de carros. Essas partículas permanecem no ar durante muito tempo e infiltram-se no corpo humano através dos pulmões. A inalação dessas partículas contaminantes, provoca estresse oxidativo e gera inflamações.

Fonte: Noticias ao minuto

Anúncios

Artigos Relacionados

33 medicamentos estão em falta na farmácia de alto custo de Piracicaba

Priscila Torres

Pesquisa da USP “busca voluntários” para tratar pessoas com dor lombar

Priscila Torres

COVID-19: Recomendações aos pacientes com doenças reumatológicas autoimunes pediátricas

Priscila Torres
Loading...