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Os 4 pilares da imunidade

Assim como o sistema imunológico é um esquema complexo e ativo, ele também precisa de outros fatores, além da alimentação, para garantir sua eficiência. E não é nada muito diferente do que toda a classe médica e demais profissionais da saúde vêm orientado desde sempre: comer certo, praticar atividades físicas regulares, ter boas noites de sono e evitar o estresse.⠀

Como no post anterior eu citei a alimentação como aliada à boa saúde, agora darei espaço para os outros 3 aspectos.⠀

ATIVIDADES FÍSICAS⠀

Elas liberam substâncias que favorecem o corpo e turbinam a imunidade, prevenindo doenças, além de causar sensações de relaxamento e bem-estar. Fortalecem o sistema musculoesquelético, melhoram a postura, ajudam na função respiratória e oxigenação celular, e podem reduzir riscos de quedas, hipertensão, sobrepeso, diabetes, cardiopatias, ACV, câncer etc.⠀

SONO⠀

É durante o sono noturno que nosso corpo libera algumas substâncias responsáveis pela recuperação celular. Os danos causados por agentes internos (cortisol, por ex.) e externos (poluição e sol, por ex.), que atuam durante o dia, são restaurados à noite. O cortisol é reduzido e isso ajuda no controle de inflamações e estresse, o fluxo sanguíneo ganha mais oxigenação, o hormônio do crescimento (GH) entra em ação produzindo colágeno, entre diversos outros benefícios. ⠀

ESTRESSE⠀

Tá aí um dos vilões da atualidade. Quando nos estressamos, o hormônio cortisol é liberado na corrente sanguínea, nos mantendo em constante estado de alerta e acabamos perdendo muitas vitaminas e nutrientes, provocando um desequilíbrio no organismo, propiciando o aparecimento de diversas doenças.⠀

Tá vendo como um fator se relaciona com o outro? É uma engrenagem só que precisa de todas as partes trabalhando bem e em conjunto. ⠀

Assuma esse compromisso com sua saúde, ajudando a garantir que seu corpo adquira uma boa resposta às ameaças.⠀

Dra. Tatiana K. Müller | Reumatologista

#REPOST @tatianakm.reumato

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