Meu reumatologista, sempre alertou sobre os riscos da obesidade. Considerando que a obesidade piora a resposta ao tratamento da artrite, diminuí a eficácia do tratamento medicamentoso e aumenta as possibilidades de comorbidades, como os eventos cardiovasculares e as doenças osteomusculares, como por exemplo a artrose.
Os primeiro 12 anos de minha convivência com a artrite reumatoide, eu convivi primeiro com o sobrepeso e depois com a obesidade em grau II. Após 6 anos tentando emagrecer com todos os recursos multiprofissionais e medicamentoso, eu não consegui, foi quanto em 2018 decidimos eu e meu reumatologista pela realização da cirurgia bariátrica. Realizei a cirurgia, eliminei 30 kilos, mudei completamente meus hábitos de vida, melhorei a alimentação e comecei a praticar atividade física de forma contínua.
Estou em remissão desde 2017, após a cirurgia bariátrica mantive a remissão, hoje em monoterapia e utilizo apenas o medicamento tocilizumabe subcutâneo. E, venho hoje falar sobre um assunto bastante comentado pelos pacientes: remissão e dores!
Desde o primeiro ano pós-bariátrica, eu não sinto dores da artrite reumatoide, mas mantenho dores secundárias à obesidade.Há quem pense que o impacto da obesidade, vai sumir quando você emagrecer. E, ainda há quem pense que, a atividade física não te protege de viver as consequências de tudo isso. Há um mês, voltei a sentir dores nos quadris e joelhos, uma dor que me fez acordar por noites seguidas. Fui para a ressonância achando que não era nada, mas encontrei:
- Condromalacia em grau IV em ambos os joelhos
- Bursite (pata de ganso) nos 2 joelhos
- Bursite nos quadris
- Pequeno derrame articular nos quadris e nos joelhos
- Artrose bilateral na sacro-ilíaca na síntese púbica.
Ressonancias Priscila Torres julho 2022
O tratamento para tudo isso, será baseado no fortalecimento muscular, uso de analgésicos e antiinflamatórios por alguns dias. Avaliando as dores que tinha quando estava em obesidade, comparada as minhas ressonâncias de quadris e joelhos daquela época: as lesões eram muito menores, mas as dores, eram muito maiores, pois na época da obesidade eu estava sedentária. E, hoje, mesmo com as alterações de ressonância de quadris e joelhos serem maiores, as minhas dores são menores do que as dores que sentia naquela época.Prova de que, se a gente parar, a artrite para a vida da gente!
E, se um dia nos faltar articulações, que não nos falte músculos!!
Ver essa foto no Instagram
<
p style=”text-align: justify;”>O vídeo da sequência de exercícios de pilates, está acelerado. O pilates é uma modalidade de exercício onde é possível se exercitar sem causar sobrecarga articular. Diante da alteração de quadris e joelhos, não voltarei a praticar JUMP que é um exercício que não pratico desde que começou a pandemia.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.