Artrite Reumatoide Doenças Reumáticas Notícias

O que pode causar dores nas mãos?

As mãos são um órgão muito importante do corpo humano e precisam de cuidados. São elas que possibilitam a utilização de smartphones e a escrita. Porém, existem diversas situações que podem causar dor nas mãos e é preciso conhecê-las.

Trauma nas mãos

Acidentes domésticos e acidentes num geral podem causar trauma nas mãos. Esse trauma pode causar dor e inchaço e nesse caso é preciso procurar um pronto socorro.

Nesse caso, o paciente será submetido a um exame de imagem para verificar se houve alguma fratura. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para um médico ortopedista, pois esse especialista pode determinar a necessidade de uma imobilização das mãos ou até de uma cirurgia.

Vale ressaltar que o trauma nas mãos pode causar desde uma lesão em ligamentos ou tendões até fratura nos ossos.

Dor com inchaço e dificuldade de movimento das mãos, sem ocorrência de trauma

Caso o paciente sinta dor e dificuldade de movimentar as mãos e elas estejam inchadas, é provável que algo esteja inflamado.

A causa desses sintomas pode ser alguma doença que acometa nervos ou tendões. Sendo assim, o paciente deve procurar um médico reumatologista.

Metacarpofalangeana

A junta metacarpofalangeana une os ossos da palma da mão aos ossos dos dedos. Uma dor com vermelhidão nessa junta, pode ser sintoma de uma artrite.

Dor nas mãos

  • Tenossinovite

A patologia citada é caracterizada por dor e inchaço na região do punho, ou seja, na ligação do braço com a mão.

  • Tendinite

A tendinite afeta o mesmo local que a tenossinovite, porém, não causa inchaço.

A patologia pode ser causada por uma fraqueza na musculatura. Porém, também pode advir de alteração óssea ou danos em tendões.

  • Atrite reumatoide nas mãos

A doença citada acomete de forma mais comum, mulheres entre 30 e 40 anos. Além disso, a dor causada pela doença é mais intensa durante a madrugada e o período da manhã.

A artrite também causa rigidez e dificuldade de movimento. Sendo assim, exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética são fundamentais para o diagnóstico correto.

  • Espondiloartrite

A doença pode causar dores. Contudo, tem menos incidência do que a artrite reumatoide.

Além das doenças citadas, o Lúpus e a esclerose sistémica também podem causar dor nas articulações do órgão.

Desta forma, caso o paciente sinta dor, inchaço e vermelhidão nas mãos, é preciso procurar ajuda médica.

  • Síndrome do túnel de carpo

A patologia também acomete as mãos, causando dor e dificuldade de movimento, principalmente no período da manhã e da madrugada.

  • Osteoartrite

A patologia causada pelo desgaste dos ossos das mãos também pode causar dor no órgão. Contudo, a doença acomete as pessoas mais idosas.

Ajuda médica

Ante as informações expostas é importante ressaltar que em caso de trauma nas mãos, o paciente deve procurar o pronto socorro para atendimento imediato. Porém, na ausência de trauma, o paciente deve procurar um médico reumatologista.

Autor: Dr. André de Paula Silva

Fonte: www.willianrezende.com.br.

Artigos Relacionados

Treino para o ombro diminui artrite e outros problemas

Priscila Torres

Tempo seco pode agravar as crises alérgicas

Priscila Torres

Uberlândia recebe palestras sobre doenças reumáticas nesta sexta-feira

Priscila Torres