A reumatologia é a especialidade médica que surgiu inicialmente preocupada em atender pacientes que apresentam queixas basicamente de dor, inflamações, incapacidade e incômodos nas articulações, de forma principalmente crônica, procurando o alívio de forma conservadora. Na procura da origem desses sintomas e sinais, desenvolveu-se a investigação de causas sistêmicas ou locais não traumáticas para explicar cada caso e tratar mais adequadamente.
Assim, o espectro da reumatologia estendeu-se além das articulações, incluindo queixas que afetam ossos, músculos e tecidos adjacentes a articulações. Com o progresso médico científico, a reumatologia também passou a cuidar de doenças que envolvem alterações da imunidade (as doenças autoimunes) e, mais recentemente, distúrbios metabólicos, que podem ou não cursar com manifestações que afetam o sistema musculoesquelético.
Muitas doenças reumatológicas exigem, para o tratamento adequado, uma abordagem mais holística dessas doenças, o que leva a cooperação com outros profissionais que atuam e estudam o sistema musculoesquelético, como o fisiatra, o fisioterapeuta, o educador físico e o ortopedista.
No campo das doenças autoimunes sistêmicas, é recomendado o acompanhamento simultâneo do paciente com outros especialistas, como nefrologistas, endocrinologistas, neurologistas, dermatologistas gastroenterologistas etc. A ação correta do reumatologista é coordenar uma equipe multiprofissional para a otimização do cuidado do paciente reumático.
Saiba mais no artigo do Dr. Henrique Carriço da SilvaI do Departamento de Reumatologia da Associação Paulista de Medicina
O que os médicos precisam saber sobre reumatologiaFonte: http://docs.bvsalud.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.