O que é Artrose?

Por Dr. Juliano Almeida e Silva

A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.

Os sintomas da artrose se manifestam na articulação afetada e podem incluir dor, rigidez, inchaço, perda da mobilidade e mudanças no formato da articulação. A dor da artrose normalmente piora com o frio.

A artrose é uma doença das articulações. Ao contrário de muitas outras formas de artrite, tais como artrite reumatoide e lúpus sistêmico, a artrose não afeta outros órgãos do corpo.

Como é o tratamento?

O tratamento da artrose inclui medidas não farmacológicas (repouso, perda de peso, fisioterapia, uso de talas ortopédicas, uso de sapatos amortecidos e ortopédicos), medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios), injeção local e, em alguns casos, cirurgia.

As formas de tratamento dependem do acometimento em cada pessoa, da intensidade da dor e da rigidez da articulação atingida.

Fonte: Folha de Vilhena

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));