Com a chegada do fim de ano, todo mundo está focado em celebrar o Natal e o Réveillon com os amigos e a família. A lista de preocupações aumenta, já que é preciso conciliar a rotina de trabalho e a vida pessoal com o tempo para se organizar e planejar as metas para o ano que se aproxima. Nessa correria, as celebrações não devem ser mais um motivo de estresse – mesmo que você seja o anfitrião da festa.
Conhecer os seus convidados e fazer uma listinha de tarefas antes da ceia são etapas fundamentais para garantir uma noite incrível, sem se preocupar demais. Confira dicas simples dos nutricionistas do Vigilantes do Peso para não esquecer nenhum detalhe da ceia e aproveitar o fim de ano sem sustos.
Comida deliciosa e prática
Antes de pensar em cada parte da festa e da ceia, o primeiro passo é refletir sobre o seu dia a dia e o dos convidados. Com a rotina agitada, nem sempre é possível manter uma agenda rígida de alimentação saudável e atividade física intensa. Por isso, cada pessoa cria seu ritmo em busca do bem-estar. Nesse momento especial, ninguém precisa deixar de lado o estilo de vida para festejar.
Tenha em mente as preferências dos convidados: tem gente que não come alimentos de origem animal, que prefere aproveitar ao máximo sem dispensar uma ceia mais calórica ou que faz questão de opções mais leves e saudáveis. Não existe forma errada de celebrar o momento com família e amigos. Considere esses aspectos para construir um cardápio que faça sentido para todos. E não esqueça de incluir frutas e uma boa salada na lista.
Para os vegetarianos, cuscuz ou quiche de legumes são a pedida perfeita. Se preferir, monte espetinhos com fatias de pimentão, tomate e rodelas de cebola.
Além dos tradicionais pratos com carne, escolha cortes magros, como peru ou lombo assado. Vale ficar atento ao tempo de preparo e começar a fase de temperos um dia antes.
Para uma noite tão especial, vale ir além das sobremesas tradicionais, como pavê e rabanada. Que tal experimentar um tiramisú ou pêssego com calda, saborosos e rápidos de preparar?
RECEITAS
Pêssegos assados com semifreddo de iogurte
Dificuldade: fácil / Porções: 6
Ingredientes
1/3 de xíc. de leite semidesnatado
3 gemas
¼ de xíc. de açúcar
2 c.c. de essência de baunilha
2 ½ xíc. de iogurte grego natural, zero gordura
6 pêssegos, cortados ao meio, sem caroço
1 c.c. de açúcar mascavo
2 C.S. de água morna
2 C.S. de nozes picada
Modo de preparo
Forre uma forma de bolo inglês com plástico-filme.
Coloque o leite em uma panela pequena e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo.
Utilizando um mixer ou batedeira, batas as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Aos poucos, adicione o leite quente, batendo continuamente. Acrescente a baunilha e o iogurte e misture bem.
Transfira o creme para a forma de bolo inglês forrada, cubra com plástico-filme ou papel-alumínio e leve ao freezer até endurecer ou de um dia para o outro.
Prepare os pêssegos: arrume os pêssegos em uma assadeira com a parte cortada para cima. Dissolva o açúcar mascavo na água e pincele sobre eles. Leve ao forno até começarem a dourar (aproximadamente 10 a 15 minutos).
Retire do forno, salpique as nozes e sirva com uma bola de semifreddo por cima.
Porção: 2 metades de pêssego.
Tiramisu fácil
Dificuldade: fácil / Porções: 8
Ingredientes
1 xíc. de cream cheese light
2 c.c. de essência de baunilha
1/3 de xíc. de açúcar
1 ½ xíc. de ricota light
16 biscoitos Champagne
1 ¼ de xíc. de café, frio, sem açúcar
1 C.S. de cacau em pó
Modo de preparo
Usando uma batedeira ou mixer, bata o cream cheese, a baunilha e o açúcar até obter um creme liso. Adicione a ricota e bata mais um pouco.
Quebre os biscoitos ao meio, umedeça com o café e reserve.
Em taças de sobremesa, intercale os biscoitos umedecidos e colheradas de creme, até o topo. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 1 hora. No momento de servir, polvilhe o cacau em pó.
Porção: 1 taça.
Para criar um ambiente confortável e aconchegante
Não hesite em usar seu gosto pessoal para a decoração e não tenha medo de chamar os amigos para participar da escolha de acessórios. Tudo pode ficar ainda mais bonito e divertido com a colaboração deles: cada um pode trazer um item de casa.
Não tem a quantidade ideal de copos e louças do mesmo padrão para todos os convidados? Use diferentes estilos misturados. A combinação vai deixar a festa mais colorida. A dica para acertar é usar a mesma paleta de cores.
Algumas frutas podem ser utilizadas, também, para a decoração! Algumas partes, normalmente descartadas, aproveitadas em novas receitas. O miolo do abacaxi, se retirado com uma colher, se torna a base de um suco ou caipirinha; a casca pode ser usada como vaso de flores.
Para complementar a iluminação da casa e perfumar o ambiente, velas aromáticas são a escolha perfeita. Elas deixam o ambiente aconchegante e ajudam a relaxar.
Para brindar com estilo
Pesquise e peça ajuda para profissionais que podem indicar vinhos e champanhes mais adequados para cada gosto. Assim você evita desperdícios.
Não esqueça de pensar em opções gostosas e sem álcool. Assim, todos podem inventar bons drinques, misturando sabores. Sucos e águas saborizadas são ótimas alternativas.
Xô, bebida quente! No Brasil, as festas de fim ano acontecem em noites quentes, que pedem o refresco de uma bebida bem gelada. E não esqueça de providenciar sacos de gelo extras na data da festa.
Para evitar o desperdício de canudos e copos de plástico, o ideal é escolher copos reutilizáveis. Pense em alternativas criativas para marcar os copos com o nome de cada um – fitas coloridas, adesivos, e outros acessórios simples podem ajudar.
Via Imprensa Vigilantes do Peso
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Subscribe to get the latest posts sent to your email.