A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.
A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.
Os sintomas da artrose se manifestam na articulação afetada e podem incluir dor, rigidez, inchaço, perda da mobilidade e mudanças no formato da articulação. A dor da artrose normalmente piora com o frio.
A artrose é uma doença das articulações. Ao contrário de muitas outras formas de artrite, tais como artrite reumatoide e lúpus sistêmico, a artrose não afeta outros órgãos do corpo.
Como é o tratamento?
O tratamento da artrose inclui medidas não farmacológicas (repouso, perda de peso, fisioterapia, uso de talas ortopédicas, uso de sapatos amortecidos e ortopédicos), medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios), injeção local e, em alguns casos, cirurgia.
As formas de tratamento dependem do acometimento em cada pessoa, da intensidade da dor e da rigidez da articulação atingida.
Fonte: Folha de Vilhena
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.