ReumaBlogs

O que é a densitometria óssea?

É um exame utilizado para observar a massa óssea e sua possível perda ou diminuição, que pode levar a osteoporose. A pior consequência da osteoporose é o risco aumentado de fraturas devido à essa fragilidade óssea.

Para quem esse exame é recomendado? Na teoria esse exame deveria ser feito por mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70, mas na prática clínica vemos mulheres jovens, até mesmo antes da menopausa já realizaram o exame, o que costuma causar mais dúvidas do que benefício.

Sinto dor em tudo,a densitometria vai achar a causa? A densitometria óssea não é um exame que permite identificar dor! Até porque situações como osteopenia e osteoporose não causam dor para o paciente.

Tenho osteopenia, o que devo fazer?A osteopenia em si não exige tratamento, a não ser em casos avançados ou quando há fatores de risco associados. A suplementação de cálcio só deve ser feita em casos especiais .Além disso, o paciente com histórico de fraturas por fragilidade ou risco de quedas (com possíveis fraturas) podem se beneficiar de um tratamento precoce.

Quais são os principais fatores de risco para osteoporose? Peso baixo (devido à baixa massa corpórea), uso de corticoides por períodos prolongados, tabagismo,história familiar e menopausa precoce(durante a menopausa a mulher perde um “protetor” do osso, o estrogênio, e com isso aumenta o risco de osteoporose).

#REPOST @reumatoana

Related posts

No frio a sua mão muda de cor? pode ser Fenômeno de Raynaud

Priscila Torres

Por que não estou melhorando?

Priscila Torres

Rumo a qualidade de vida!

Priscila Torres
Loading...