Pacientes Reumáticos, em especial os lúpicos mantenham a calma, o Ministério da Saúde não deixará faltar a Cloroquina no Brasil.
Para aqueles com prescrição médica, apresente a receita ao farmacêutico no momento da compra e informe sua condição reumática. Não comprem Cloroquina para estocar.
Em entrevista ao Jornal O Globo, o Dr. Denizar Vianna, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, informa que a Cloroquina é fornecida e produzida pelo Ministério da Saúde, caso ocorra desabastecimento nas farmácias comuns, devemos saber que o Brasil tem total capacidade de produção em grande quantidade. Por isso, nós pacientes devemos manter a calma.
O fornecimento de cloroquina por meio das farmácias de alto custo, será mantido.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia esclarece as dúvidas dos pacientes, confira:
@SBR Tenho visto nas mídias que os medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina estão sendo usados para tratar coronavírus. É verdade?
Sim, é verdade. Estas medicações estão sendo testadas em pacientes com quadros graves da infecção pelo coronavírus/COVID19.
Os resultados iniciais parecem ser promissores. No entanto, não há nenhuma evidência de que possam ser usadas para a prevenção da infecção até o momento. Assim, não recomendamos seu uso sem indicação médica. Se você estiver usando para o tratamento da sua doença reumática, mantenha.
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.