Notícias

Nutrólogo lista 5 vitaminas e minerais que não podem faltar na alimentação diária

Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e do HCor, aponta opções que auxiliam na imunidade e prevenção de doenças

Adotar uma dieta equilibrada é um dos grandes desafios dos tempos atuais. Horas perdidas em deslocamentos pelas grandes cidades, maratona de reuniões, almoços de negócios e aplicativos e redes sociais que deixam as pessoas conectadas 24h por dia são fatores que tornam cada vez mais difícil estabelecer uma rotina de refeições balanceadas com as vitaminas e nutrientes essenciais para uma boa saúde.

Atento a este cenário que lidera as dúvidas dos pacientes em consultórios, o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e do HCor, aponta cinco vitaminas e minerais que não podem faltar na alimentação diária. “Hoje por conta da rotina cada vez mais agitada, as pessoas têm uma enorme dificuldade para estabelecer uma dieta saudável que contemple as necessidades diárias das principais vitaminas e minerais”, afirma Dr. Magnoni. “No consultório, há uma busca crescente de informações sobre suplementação das vitaminas C, D e dúvidas dos minerais mais importantes”, destaca o nutrólogo.

As pessoas que conseguem controlar melhor a alimentação e preparam suas refeições com moderação ficam bem próximas do consumo ideal de nutrientes. Quem não dispõe dessa opção deve buscar orientação médica para avaliar quais as principais carências. “Importante identificar as necessidades antes de iniciar o consumo. Caso haja déficit, há inúmeras opções práticas para suplementar, inclusive em gomas, que podem complementar a dieta diária”, afirma Dr. Magnoni.

O que não pode faltar

Segundo o nutrólogo, todos os nutrientes e vitaminas, dentro da característica de cada um, são importantes para o organismo e não devem apresentar déficit, assim como não devem ser consumidos em excesso. A orientação é seguir a dose diária recomendada.
“Vale tanto para adultos quanto para crianças. Vitaminas como as C, D e as do complexo B, como a B12, além de minerais como o zinco e o magnésio, devem sempre estar presentes na alimentação e, se necessário, na suplementação”, ressalta o nutrólogo.

Vitamina C – Essencial para o bom funcionamento do organismo. Entre os benefícios estão a imunidade, energia, absorção de ferro dos alimentos, saúde do sistema nervoso, formação de colágeno e regeneração vascular.
Vitamina D Auxilia com a absorção de fósforo, cálcio e, consequentemente, com a formação da ossatura e dentes e no funcionamento muscular. Promove melhora na imunidade e prevenção de doenças crônicas.
Vitamina B12 – Não só a B12, mas, em geral, o complexo B contribui com a proteção e o desenvolvimento de neurônios, formação das hemácias (células vermelhas do sangue), além de auxiliar com a absorção e ativação de outros nutrientes.
Zinco – Potencializa a função da vitamina D (saúde óssea), auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, tem ação antioxidante (previne contra câncer), atua na cicatrização de ferimentos na pele, bom para o fortalecimento de cabelo e unhas.
Magnésio –  Fundamental para a melhor absorção de cálcio, auxilia no controle do diabetes e da pressão arterial, ação anti-inflamatória, melhora na função cardiovascular e auxilia no controle da ação de outros minerais como cobre, zinco e potássio.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Artigos Relacionados

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar critérios para definir o acesso a tratamentos caros pelo Sistema Único de Saúde

Priscila Torres

O que é preciso saber para prevenir e tratar artrose

Priscila Torres

Pesquisa da Ufop avalia se consumo de açaí pode prevenir artrite reumatoide

Priscila Torres
Loading...
%d blogueiros gostam disto: