Sim, nos enquadramos como Pessoa com Deficiência, pelo quesito “Mobilidade Reduzida”. Somos Portadores de Necessidades Especiais. ” Não” fazemos parte literalmente dos portadores de deficiência física, portanto, conforme a necessidade e progressão da doença de cada um de nós, encontramos leis brasileiras que nos dão direitos, conforme o nosso estágio da doença e nossa dificuldade.
“Toda pessoa afetada pela diminuição de suas capacidades físicas e mentais tem direito a receber atenção especial, a fim de alcançar o máximo desenvolvimento de sua personalidade”(Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, art. 18).
A nossa vida como portadores de necessidades especiais não é diferente das demais pessoas, possuímos momentos de alegria e de tristezas, derrotas e conquistas, em outras palavras, bons e maus momentos, mas se diferenciam em uma particularidade, somos vítimas constantes de preconceitos e discriminações.
Portanto devemos ser conhecedores de nossos deveres e direitos, para então podermos exigir aquilo que nos é devido e também sabermos até que ponto temos ou não a razão.
Dentro desses direitos :
- Liberação do rodízio,
- Vaga especial em estacionamento
- Medicamento gratuito pelo SUS
- Gratuidade no transporte público municipal
Gratuidade no transporte Intermunicipal através da lei do passe livre.
Temos que ser conhecedores de nossos direitos e sem vergonha ou constrangimento algum, exigir que seja efetivado a lei, portanto temos direito sim a usar as filas preferenciais. Eu pessoalmente além de todos os documentos pessoais agora, carrego comigo uma xerox do meu atestado médico, onde descreve minhas dificuldades, afinal quem olha nossos rostinhos de meninas não imagina o que se passa em nossas articulações. Definição legal de deficiente físico, nos termos da Lei 3298/99:
Art. 4º É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:
I – deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;
Fonte: Ministério público
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
O meu nome e José deJesus silva RibeiroFui diagnosticado artrite reumatóide e desde então venho sofrendo com muitas dores nas minhas articulação joelho e tornozelo venho lutando para garantir os meus direito eu gostaria que alguém dos colegas nos passasse a redação da lei que trata dessa doença.
O meu emai e jsribeiro68@hotmail.
Grato pela atenção.
José, não existe uma lei específica que trate dos direitos da pessoa com artrite reumatoide, o senhor precisa especificar qual direito deseja pleitear para que possamos te orientar. Abraços.
Priscila Torres
Olá. Preciso de conselho.
Descobri que tenho artrite reumatoide soropositiva. Estou no início do tratamento e não tenho minhas atividades muito comprometidas, pois descobri precocemente.
A minha cidade está vivendo uma onda de desemprego. Portanto, gostaria de saber se posso esconder esse diagnóstico da empresa até nos exames periódicos. Há algo que me obrigue a contar da doença?
Olá, Carla
A artrite reumatoide, não costuma ser descoberta através dos exames periódicos da medicina do trabalho, à não ser que você tenha queixa de dor ao exame físico. Como você foi diagnósticada empregada, isso não compromete o seu emprego. A empresa não pode te demitir por você ter artrite reumatoide.
tenho artrite reumatoide sou caminhoneiro altonomo pago inss como todos os brasileiros o fazem mas na hora que precisei nao me acolheram a perita me disse que se eu estivesse com a carteira fichada seria mais facil acho que eles estao pensando que eu e o meu medico os exames estamos mentindo.oque devo fazer se tiver alguem que possa me ajudar por favor me orientem fico aguardando retorno de alguem que possa me orientar pelo amor de deus ou meu telefone 61 99287925
Olá, Erivan
O fato do Senhor, recolher como contribuinte individual, isso não tira o seu direito de contribuinte, você tem direito ao Auxílio Doença.
O que posso te orientar é dar entrada no pedido do “Auxilio Doença Judiciário” – através da “Justiça Federal Especial”, não é preciso pagar advogado, você deve buscar aí em Brasilia onde ficar o fórum federal especial e comparecer pessoalmente levando seus documentos pessoas e um relatório médico solicitando o afastamento do trabalho, neste fórum vão te atender e pedir uma série de documentos, onde será agendado um atendimento e posteriormente uma perícia judicial, onde o senhor passará por uma nova pericia e então, será atendimento com mais dignidiade e seu direito poderá ser concedido, vou te enviar a resposta por email.
Boa Sorte.
ola tenho AR a cinco anos faço tratamento a três anos …… mas comecei a sentir dores nas costa minha medica pedi o uma tomografia eu fiz e deu hérnia de disco to muito preocupada pois sinto dores muito fortes .eu faco uso de metotrexato arava prednisona mas ja usei reuquinor mas começou a dar problema nas minha vista estou com olhos seco e estou muito nervosa ja pensei em deixa de usa os medicamentos nao sei o que faço .
Cleo, se você tem dúvidas sobre a conduta médica, é bom ouvir outro médico. Sobre os olhos secos pode ser da própria doença.
Boa sorte!! Estimo suas melhoras. Bjs
Boa Noite à todos !
Me chamo Guilherme Santos, tenho 37 anos e a 6 anos diagnosticado com AR, os primeiros sintomas vieram quando no carnaval de 2009 e em menos de 3 meses estava internado com edemas enormes nos meus pés e mãos, quatro dedos das minhas mãos já apresentavam formas de abotoaduras e 6 dedos dos meus pés em forma de garra, no inicio fechar diagnostico não foi fácil porque meus exames apresentavam resultados normais e tb não tinha histórico na família. Depois do diagnóstico fechado comecei um tratamento intenso com imunossupressores, anti-inflamatórios e corticoides, verdade que os sintomas da AR diminuirão contudo os efeitos colaterais foram grandes, com muito ganho de peso e problemas estomacais, quase tive uma hepatite medicamentosa.
A 4 anos tomei uma decisão radical em mudar minha vida, mudando minha alimentação, parei de ingerir álcool, e tento fazer atividade física e não vou mentir, aboli o uso dos medicamentos (não estou aconselhando ninguém a fazer isso), notei uma melhora significativa na minha vida contudo as limitações causadas pela artrite que me fizeram abandonar meus lazeres como futebol e artes marciais muitas vezes se fazem lembrar com dores que tenho que conviver todos os dias.
Gastaria de poder compartilhar com vocês a partir de hoje meus relatos e tirar algumas duvidas sobre nossos direitos quanto portadores de deficiências causadas pela AR como direitos a cotas em concursos públicos e tratamentos alternativos que nos possam nortear juntos aos nossos médicos.
Abraços
Olá, Guilherme!
Parabéns, pela iniciativa em mudar os seus hábitos de vida por hábitos de vida saudáveis, no entanto, cuidado, o abandono ao tratamento medicamentoso, pode dar oportunidade de um efeito rebote da atividade imunológica da doença e de repente, você pode ter a artrite reumatoide entrando em crise e vindo com tudo para te derrubar, sem contar que a artrite reumatoide é uma doença silenciosa, age quetinha dentro dos tecidos articulares, destruindo a sinovia, degenerando e causando deformações, quando vem dar sinais externos, já temos deformidades, erosões ósseas e em sua forma sistêmica, pode comprometer órgãos como coração e pulmão, por isso, você poderia estar 100% correto, se estivesse com todos os cuidados que está tendo, se estivesse indo ao reumatologista e estivesse tomando uma medicamento que os medicos chamam de “medicação de manutenção” que costuma ser bem mais leve e com efeitos colaterais mais amenos (super te aconselho a isso). Espero que esteja indo ao reumatologista.
Sobre os seus direitos, em que posso te ajudar?
Estou te escrevendo por e-mail.
Abraços.
Priscila Torres
Caro Guilherme
Que artes marciais você praticava? acredita que os exercícios possam ter de alguma forma acometido a doença?
Pratico jiu jitsu há mais de 20 anos e achava que as dores que sentia nas articulações eram por conta do excesso de treinos e lesões crônicas quando fui diagnosticado com AR… por isso minha dúvida..
Você tomava bebida alcoólicas mesmo tomando os medicamentos
Olá me chamo Maristela e meu questionamento e referente a cnh especial, no caso para deficientes.
Descobri a 1 ano que tenho AR positivo e a pouco tempo conheci os direitos para compra do carro zero com desconto.
O problema e que passei pelo medico legista credenciado ao detran e o mesmo me reprovou, disse que tenho a doença sim, esta comprovado por ressonancia e exame de sangue, porém não estou incapacitada, disse a ela que não sou deficiente, mas que sinto muita dor e por este motivo recorri a cnh especial, uma vez que dirijo com frequencia.
O que devo fazer agora, pois já vendi meu carro e agora estou sem carta, pois não posso continuar com o processo sem o laudo do perito. Me ajudem.
Os bilhetes bom e de são Paulo moro em glarulhos e toda vez q peço o especial daqui me negado q sabe se tenho direito e o q faço para obtelo
Olá, Rosangela
É preciso verificar com a SPTRANS o motivo da negativa e após isso, recorrer, muitas pessoas após isso, conseguem com o recurso, fazer a pericia de reconsideração e rever o direito da gratuito no transporte público.
Boa Sorte.
Oi boa tarde me chamo Rosângela tenho artrite reumatóide ha mais de trinta anos me trato ha seis anos tenho
Rosangela, não recebi o final da sua pergunta?
gostaria de saber se quem tem artrite reumatoide pode prestar concurso publico pelas vagas de deficiente?
Olá, Ineide
A pessoa com artrite reumatoide, pode concorrer à vaga de lei de cotas, utilizando o conceito de ser uma pessoa com “mobilidade reduzida”, no entanto, tudo depende do compromentimento causado pela doença artrite reumatoide, é a situação trazida pela doença que garante o direito da lei de cotas e não apenas ter o diagnóstico, se vc tem dor, tem dificuldade de ficar 8 horas em pé, escrever a mão, caminhar por longas horas, carregar peso e necessita de condições especiais para o trabalho, isso pode ser um sinal de que necessita de condições especiais para o trabalho, e um emprego pela lei de cotas, seja o ideal para você, para isso, você precisa, conversa com o seu médico reumatologista a este respeito, pois ele precisa entender esta necessidade para te fornecer um bom e completo laudo médico. Boa sorte 🙂
Eu tenho osteoporose osteopenia e fibromialgia queria saber se tenho direito a me incluir na leis de cotas e quais meus dieritos obrigada
Olá, Ivane
Apenas o diagnóstico de Osteoporose, sem nenhuma limitaçã ou deficiência que tenha ocorrido em decorrência da osteoporose, não existirá direito a lei de cotas. Boa Sorte.
Olá, Ivane
Apenas a doença, não estabelece a garantia de direito é preciso ter algum tipo de comprometimento, mobilidade reduzida ou deficiência!
Muito bom
A minha médica está se recusando a fazerrelatorio para pedido de isenção p/ transporte público,ela alega! Q é só pra pessoa deficienteffísico total e parcial.Elaeestá correta?
Não, Silvia, sua médica está desinformada! infelizmente, acho melhor você procurar um médico mais atualizado 🙂
Ola meu nome e Willian e tenho relmatologia óssea quais são os meus direitos?
Willian o fato de ter uma doença reumática não lhe dá direitos diferenciados dos demais pacientes de qualquer doença, porém se a sua doença limita sua vida e se causou perdas funcionais aí sim você terá direitos a alguns benefícios, auxílio doença, isenção de alguns impostos, vagas reservadas etc
Ola prazer eu o Juninho Tenho 17 anos e eu descobri éssa doença faz 4 meses e eu queria saber se um dia eu vou voltar a correr ou pular ?. Eu não concigo me movimentar igual a antes mesmo se tento forçar me da muuitas dores depois e caimbras.
Juninho
Depois do diagnóstico precisamos aprender a fazer todas as coisas de antes, mas de uma nova forma. Você pode sim, voltar a correr e pular, mas para isso, precisa preparar os seus músculos, praticando atividade física de fortalecimento muscular, se você não fortalecer os seus músculos, não terá suporte para suas articulações te permitirem fazer todas essas coisas.
Converse com o seu médico, ele te indicar a melhor atividade física, importante escolher junto com o seu médico algo que você goste de fazer, mas que não tenha sobrecarga articular.
Boa Sorte!!!
ola tudo meu nome e marcia descobri essa semana que tenho artrite reumatoide estou com muito medo pois nao sei muito coisa sobre essa doença quero saber si os remedios da reaçoes tambem sobre meus direitos tenho muitas dores no corpo doi meu joelho pe perna pescoso costa maos cotovelo quadril tenho cansera e fadiga
Olá, Márcia.
Te convido a fazer parte do nosso grupo de ajuda online no Facebook
https://www.facebook.com/groups/encontrar/pending/
No grupo você poderá aprender muito sobre a doença e sobre a melhor forma de conviver com os desafios trazidos por ela.
Te espero lá!!!
sou maria de jesus tenho 44 anos, 13 anos de professora sou funcionaria publica, a 5 anos sou portadora de artrite reo matodi, artrose, osteoporose, fibromialgia, sou professora e devido muitas dores fui readaptada, mas sofro muito com o preconceito dos meus colegas, atualmente esto na sala de leitura porem tenho q carregar caixas com livros, caixa de som para o patio quando tem eventos, quero saber quais são os meus direitos . obrigada
Maria.
Em seu comentário anterior você comentou que é professora reabilitada, sugiro que busque o relatório médico da sua reabilitação, e solicite ao seu médico um relatório médico descrevendo as suas limitações e o que tipos de atividades deve evitar, por exemplo, carregar caixas com livros e caixas de som, não parece ser atividades comuns de pessoas com artrite reumatoide reabilitada.
Junte o seu relatório de atividades de professora reabilitada com o seu relatório médico e passe em consulta com o médico de trabalho para que sua reabilitação tenha condições de ser exercida.
Vale a pena também, conversar com a diretora da escola que você trabalha.
Boa Sorte!!!
Ola ,preciso de ajuda descobri que tenho artrite reumatoide sempre da positivo a mas de 15 anos,médicos passam remédios mas melhora uns dias depois volta pior sinto dor todos dias me sinto incapacitada não consigo pentear os cabelos e com isso já venho com a artrose em joelhos e coluna tenho dificuldade para fazer qualquer função de casa de me vestir paro de andar ,trabalhava de faxina mas ,sempre contribui com a previdência, não consigo mas trabalhar ou seja não tenho vida própria tem muito descaso do médico ainda ,ele passa um remédio de 275.00 como comprar pedi um relatório para ele diz que sempre vai ver o que fazer na próxima consulta quero muito saber o que devo fazer quais os meus direitos para eu ter um pouco dignidade me de uma luz por favor muito obrigada .
Marcia, solicite ao médico o relatório na consulta do dia, infelizmente, você não conseguirá fazer nada sem o relatório do médico, solicite e insista.
Olá, Pri
Descobrir a (AR)mais de dois anos.
As crises no inicio foi muito difícil,já sair de maca,devido as dores muito fortes.
Com o tratamento , a doença está agora controlada,contudo não tem um dia que não sinto dor, a dor faz parte do meu dia a dia. .A dor fica em uma junta de 3 a 4 dias depois passa para outra junta e aí vai.
A dor maior é a indiferença do INSS,humilhação seria bom os peritos usarem de empatia e respeito .
Um abraço.
Oi, Débora
Infelizmente os peritos do INSS estão cada dia mais ríspidos, isso para não dizer mais estúpidos, é absurda a falta de humanização e critérios.
Para casos de recusas do INSS, é importante recorrer a Justiça Especial Federal Gratuita, que realiza pericias judiciais com médicos especialistas, diminuindo as altas por falta de conhecimento sobre a doença das pessoas.
Espero que esteja melhor!!
Bjs
Pri Torres
Solicito esclarecimento quanto aos direitos que eu possa vir a ter e não saiba. Sou portadora de artrite auto imune soro positiva, fui diagnosticada também com síndrome do intestino irritável e apresento várias protusões cervicais e lombares. \quando todas estas patologias me afetam ao mesmo tempo fico de cama, mas mesmo assim junto forças para trabalhar. Sou servidora pública e trabalho como técnica em enfermagem. Constantemente apresento sintomas de desconforto intestinal e dor articular é uma tortura ficar em pé na fila dos bancos, e como não apresento alteração definitiva tenho que suportar a tudo calada. Tenho algum direito, deixo de fazer concurso porque temo não ser aprovada no exame físico, e se fizer para portadores de necessidades especiais não serei aceita porque não tenho limitação definitiva. Como fico?
Nilma.
Eu tbe era da enfermagem, e desisti pelas dificuldades + você tem direito a prestar concursos públicos pela Lei de Cotas, porém, eu nunca vi uma vaga de técnico de enfermagem com reserva de cotas, infelizmente, eu sugiro que você faça uma análise da sua profissão com os riscos laborativos comparados a tua doença, no meu caso, estou fazendo outra faculdade (faço jornalismo).
Converse com o seu médico, pense em readaptar a sua vida profissional.
Boa Sorte e forças!!
Boa tarde. Gostaria de saber se o portador de fibromialgia é considerado PNE e se pode concorrer às vagas de deficientes em concursos públicos.
Fernanda, partindo do principio que a dor crônica causa mobilidade reduzida, sim, porém, vc terá uma grande luta por esse direito, pois se a fibromialgia não trouxer nenhum comprometimento de grandes membros, como braços, pernas e coluna, ficará difícil, para o médico dar um relatório consistente. Converse com o seu médico, pois vc vai precisar dele para lutar por esse direito.
Ola,descobri a pouco tempo 3 meses q estou com artrite reumatoide soro negativa,mais sacoroileite e nao descarta a possibilidade de espondilite anquilosante,agora meu medico receitou uma injeçoes q tem q ir na farmacia de alto custo,o remedio chama Enbrel 50 mg,sera q eu tenho direito de passe de onibus gratuito ?
Olá, Cinthia!
Sim, você tem direito a gratuidade no transporte público!!
Ola!! Meu nome é Janaina tenho 33 anos,tenho erisipela,sei que não tem nada a ver,mais sinto muitas dores no ossos da minha canela,quando ando por volta de 10 a 20 minutos sem parar sinto que minha canela está travando e muitas e muitas dores.Gostaria de saber qual especialista eu procuro e se eu tiver mesmo artrose e trocar minha habilitação para deficiente,poderei continuar trabalhando na minha função normalmente.Sou instrutora de pratica veicular(instrutora de auto escola).
Obrigada desde de já.
Janaína, eu não sei responder a essa pergunta, a pessoa mais habilitada para te dar essa resposta seria um médico do Detran.
Boa Sorte!!
Olá! Eu tenho AR faz 10anos demorei para diagnosticar, acredito ter desde criança, mais meus pais não tinha condições para ir atrás de minhas dores . Eu ouvi dizer que existe um exame que é pago para saber se tem luppos; pois todos os médicos falam que é Ar mais minha vó morreu com luppos, tenho facilidade de ficar com manchas, mais tdos os exames que existiam já fiz, mais uma pessoa com luppos disse que existe um exame novo que mesmo ele não estando ativo é detectado, sabe qual o nome? bj!
Sofri um acidente aos 17 anos. Hoje, com 42 anos descobri que sofro de artrose no fêmur esquerdo. Sinto dores terríveis quando caminho muito e principalmente ao subir escadas. Sou coordenadora pedagógica em uma escola. O meu problema pode se agravar devido à minha função?
Fabiana
É complicado responder a sua pergunta, a melhor pessoa para te responder isso é o seu médico assistente, pois ele terá que avaliar sua condição clínica (como você está hoje) e o tipo do seu trabalho, sugiro que converse com o seu médico e solicite um relatório médico completo, descrevendo suas limitações e necessidade especiais para o trabalho e este relatório deve ser apresentado ao serviço médico do trabalho da sua escola, o médico do trabalho poderá te conceder ou não condições especiais para o trabalho.
Boa Sorte!!!
GOSTARIA DE SABER, OS ALIMENTOS MAIS FAVORÁVEIS PARA QUEM TEM ARTRITE REUMATÓIDE….OBRIGADA
meu resultado de FATOR REUMATOIDE foi de 12,5 UI/ml ,gostaria de saber se é resultado para AR ,pois tenho muitas dores ,já fiz tratamento com corticoides e tbem cloroquina ,o que ocasionou problema na visão ,tenho medica marcada para dez/13 mas gostaria de entender esse resultado ,fiz tbém ressonancia da mão muita dor e deformação no polegar ,segundo laudo foram 3 problemas ,agora é mostrar para médica para ver o que fazer……….obrigado pelo espaço………neuza….
Tive uma fratura grave, hj tenho artrose e não consigo andar muito e nem ficar muito tempo em pé. Fui ao médico pedir um laudo ele falou que eu não entro no quadro. Acho um absurdo só eu sei as dores que tenho.
Elaine Marcílio , obrigado pelo carinho , minha terapeuta chique , !
obrigado pela dica ! já uso a um bom tempo !
vamos continuar buscando mais informações para manter um equílibrio da saúde e das dores,até depois.
Para FIBROMIALGIA o tratamento é SUCO DE COUVE COM LIMÃO OU LARANJA E SE QUISER COLOQUE UM PEDAÇO DE GENGIBRE E TOMA EM JEJUM E A NOITE, estou fazendo isso tds os dias!
tem 6 meses , que descobri que tenho AR , tem 15 anos que trato de fibromialgia, fiquei mal , pavorei mesmo , estou em tratamento fiaz uso do arava 2 meses , melhorou um pouco , mais é muito dor e limitações, !
boa noite gostaria de saber se pessoas que possui reumatismo pode se enquadrar como deficiente para fazer concurso publico
ola,adorei esse espaço e gostaria de saber se tenho direito a passagem especial ,pois tenho artrite reumatoide a 12 anos e descobrir agora q tenho tambem lupus , moro em porto alegre rs,desde ja obrigada
Olá, Claudete.
Sim, temos direito, é preciso ver onde vc mora, quais são as burocracias locais. Você verifica isso junto ao Assistente Social do Posto de Saúde.
Boa Sorte!
Precisamos saber quais são os nossos direitos como portadores de Artrite Reumatoide.
Cida ..
Você tem direito a gratuidade no transporte público, e com isso vc terá uma carteirinha de PcD (pessoa com deficiência), com esta carteirinha, será muito fácil se identificar para usar as filas preferenciais.
A falta de ânimo, pode ser da própria doença + é legal pensar se situações externas estão causando este desânimo..
De que cidade vc é?
Bjs
ola boa tarde gostei muito do blog .a 3 anos sofro com depressão e a 6 meses descobri que sou portadora de artrite reumatoide soro positivo nossa ja dormia mal e agora esta pior me sinto mal sem animo para nada…e não fui atras de nada tenho 35 anos .como que faço para ter direito a usar as filas preferencial pois estou com artrose no joelho e sinto muitas dores..fica com DEUS
boa noite a todo do blog.cleuma saudades.
Oi, Felipe.
A minha AR tbe é soronegativa, para provar que tenho artrite reumatóide eu fiz Ressonância de Mãos e Punhos, a AR forma um tecido sobre a articulação chamado “panus”, só tem este tecido quem tem AR e tbe a Ressonância serve para mostrar a atividade da doença, a erosão óssea e degeneração articular, converse com seu médico sobre a possibilidade de vc fazer uma ressonância de mãos e punhos.
Quanto ao INSS, infelizmente é Brasil, tente trabalhar o quanto for tolerável, se não conseguir, eu acho legal, se for voltar para o INSS mudar de posto do INSS, as vezes, para um perito vc está apto + para um perito que seja humano e tenha o minimo de conhecimento do que é as doenças reumáticas, vc seja considerado Inapto.. Então se entrar em auxilio doença novamente, acho legal marcar pericia em outra unidade do INSS, as vezes pode ser birra dos peritos!
Quanto a Lei de COTAS, Felipe eu sou a 1º a defender que devemos sim, lutar pela nossa inclusão na Lei de Cotas, pq de fato trabalhar em condições iguais as pessoas sem a doença, não é justo a doença nos torna pessoas com necessidades diferenciadas.
Para concorrer a lei de cotas, vc precisa de um relatorio do seu reumatologista especificando detalhes da sua doença e estado clínico. A avaliação se vc pode ou não entrar na lei de cotas, será do médico que faz o exame admissional..
Te digo, vc tem direito sim… a lei ñ diz claramente que temos este direito + deixa brecha para que possamos usufluir..
Não desista no primeiro não, insista naquilo que vc acredita e precisa.
Obrigada por compartilhar sua história aqui no Blog.
Precisando estou por aqui.
Abç!!!
: )
Oiee… Cleuma..
Sinto saudade de vc!
Bom ter vc aqui !!!
Bjãoo
Boa noite a todos..Meu nome Felipe e sou de Piracicaba SP.
Primeiro queria dar os parabens pelo site, isso ajuda muita gente a entender melhor Artrite reumatoide.
Bom gostaria de comentar uma passagem que esta acontecendo comigo, Nesse exato momento de minha vida.Sofro de artrite reumatoide a 5 anos hoje estou com 27anos e sou soro negativo.Me afastei duas vezes da empresa na qual trabalho.Nessa ultima vez a provavelmente 1 semana atras passei pelos perito do INSS e ele informaram que não posso mais ficar afastado por falta de prova.Isso por que levei dois atestados medico e mais uma ressonancia magnetica mostrando 3 hernia de disco na coluna+colonoscopia de um lipoma no intestino+ art. Reumatoide. Sai do INSS e voltei no medico peguei um novo atestado e o meus exame e passei novamente pelo perito e a mesma coisa mandou eu volta a trabalhar.Certo eu ja tava de saco cheio e voltei na empresa trabalha com dores, com febre e tudo mais.
Por ai agente tem uma base do que os INSS faz com nois. Irei sitar aqui um dos melhores reumatologista que passei e confirmo que eu tenho art. Reumatoide Dr. Wilson Cossermelli…Um dos melhores medicos do Brasil.
Mesmo com atestado medico dele voltei a trabalhar.
Certo agora trabalho com dor e me veio uma grande duvida.
Quem sofre de art. reumatoide pode participar de um processo seletivo de emprego de pessoas deficiente?
Por que a pergunta, na cidade existe varias empresa grande e boa para se trabalhar que oferece vagas para esse tipo de pessoa.E isso poderia ser uma nova opisão para mim. Por que não posso trabalhar muito em pé e sentado tbm tenho dores….então que faço eu trabalho com vendas…eu fico 50 minutos sentado 10 min em pé. E vou levando.
Se alguem souber a resposta da minha pergunta a cima por favor me informar e como posso fazer para comprovar isso no dia da entrevista.
Por que sinceramente não tem mais condição de ficar na empresa na qual estou…pessoal trata art. reumatoide como se foce nada e as vezes acredito que eles pense que eu sou um vagabundo algo dessa forma.
E depois que eu voltei dessa ultima pericia medica acredito eu que eles tão fazendo de tudo pra mim pedir a conta ou aguarda 1 mes e me mandar em bora….Isso por que trabalho na empresa 6 anos.
So lembra mais uma coisa pessoal nessa epoca de mudança de tempo doi ainda mais.
obrigado pelo espaço no blog…
abraço todos
oi saudades o blog ta bem visitado.
cleuma
Oiee.. Gisele..
Minha Artrite Reumatóide é Soronegativa, e tbe tive indicação de operar por Sindrome do Túnel do Carpo Bilateral,porém as vezes a sindrome do tunel do carpo é secundária a AR e no meu caso foi optado por não operar..
Qto ao INSS de fato é dificil ñ só para doenças cronicas + para todas as pessoas, o que vale nesses momentos é um relatorio médico preenchido bem direitinho e sem faltar nenhuma informação, e fé em Deus… pq só Deus sabe o que os peritos vão decidir..
Qto aos direitos como portadora de AR seria legal vc se acertar com um reumatologista para ter um relatorio especifico …
Bjs
O comentário do dia 24 de maio de 2011 17:13 é de Giselle, pois esqueci de me indentificar. Obrigado
Está de parabéns pela sua iniciativa. Achei fazendo uma pesquisa no google sobre AR.
Estou muito deprimida, pois já fazem uns dois anos que venho me tratando e não vejo melhoras, ao contrário. Artrose em um dedo do pé, artrose e outras complicações no quadril, vivo com sinovite na mão e punho e agora estou com tendinite, enorme edema e artrose no ombro.
Meu médico, ortopedista, tem certeza absoluta que teno artrite reumatóide soro-negativa, pois quando faço exames não é diagnosticado. Como já fui portadora de psioríase e hoje está sumida (sob controle, pois não tem cura) reforça seu diagnóstico.
Fui ao rematologista, e ela falou que não era e ponto. Ele ficou muito bravo e agora está assumindo o tratamento.
Muita cortisona, fisioterapia. Ele não acha aconselhável começar agora com remédios para a AR, pois como tenho 44 anos, pode me trazer maiores problemas, tal como diabetes.
Li sobre os direitos dos portadores de RA. Como posso provar para exigir meus direitos se em meus exames dão sempre negativo? Estou afastada a mais de um ano pelo INSS, e não é por esse motivo, mas sim por duas cirurgias que fiz na mão (tunel do carpo e remoção de um cisto), precisaria fazer uma outra no cotovelo, mas como a última cirurgia complicou, estou adiando, e a cada perícia um sufoco, pois doença crônica os peritos dão alta. O que fazer? Obrigado.
Ânonimo !!!
Já pensou em tentar o LOAS (beneficio assistencial pago pelo governo federal para as pessoas que não tem condições de trabalhar por motivo de doença ou deficiência).
Ou vc pode tentar também uma vaga de emprego pela Lei de Cotas..
Pense nisso.. sempre tem uma solução..
Precisando estou a disposição.
Abç.
Daniel
A síndrome de reiter é tratada como artrite, artrite reativa onde o fator reumatóide é negativo + os sinais e simtomas da doença estão presentes, por isso o médico se apoia no que ele vê e vc como paciente refere, o que chamamos de diagnóstico clínico. Por isso seu médico optou por tratar como artrite soro negativa, porque o tratamento praticamente o mesmo, com a diferença de a síndrome de reiter se estabilizar + rapido que a AR convencional.. Vc fez esta pergunta ao médico?
Boa Sorte no tratamento!!
olá priscila td bem adorei seu blog, estou aki para postar sobre meu sofrimento,eu sofro de osteortrite nos joelhos pé esquerdo e coluna sacrolicas, faz 7 anos anos que sofro com essa dor, hj estou com 24anos e estou desempregado e não consigo arrumar umm serviço nas ultima vezes que arrumei um serviço tive que abandonar pelo cansaço extremo e as dores frequentes não sei mais o que faz e tenho meo de netrar em depressão mais eu confio em Deus e tudo vai dar certo assim como pra vc tbem um abraço
Boa noite Priscila,
Sou do rio de janeiro, e em 1993 tive uma crise violenta onde passei por 15 medicos diferentes ate ter diagnostico de sindrome de reiter, fiquei 6 meses doente. em dezembro passado a doenca voltou (18 anos depois) dessa vez pior. o mesmo medico da primeira vez que tratou-me diagnosticou reiter, mas trata como AR soro negativa, é a mesma coisa?
Olá, Isilda
Pela sua idade, imagino que vc ainda esta na lei antiga da aposentadoria, + penso que vc deve procurar um advogado e entrar com pedido de aposentadoria especial sem perdas salariais, pois se vc aposentar por invalidez corre o risco de aposentar por tempo proporcional de serviço e isso ñ é legal, o ideal é lutar pela aposentadoria com proventos integrais..
Boa Sorte nesta luta.
Bjs
Boa noite Priscila!estou chegando agora mas parece que vou ficar… adorei ter encontrado esse espaço e perceber q nw sou a única a sofrer discriminação silenciosa por conta da minha incapacidade laborativa, tanto no meu tabalho como em casa… sou professora e estava nesse momento atrás de algo q me desse suporte pra procurar ajuda judicial para uma possível aposentadoria antecipada. tenho 57 anos e há 5 anos venho sofrendo com dores nos pés, mãos, dedos e joelhos.estava sendo tratada até abril de 2010 como se fosse fibromiálgica, até q percebiuns nódulos no pé direito e fui ao ortopedista.tirei dis cistos localizados entre os metatarsos.mesmo assim nw resolveu minhas dores; o orto então pediu uns exames que deram como resultado a AR.faço tratamento mas confesso q tenho vontade de jogar td pros ares pq parece nw adiantar muito. tomo infliximabe, metotrexato, fluoxitina e mais uma fórmula de 3 componentes pra dor.Por favor, me dê uma luz sobre a aposentadoria…Isilda
Olá,Dra Regina..
Que legal sua história, é isso mesmo a doença chega e faz boom… na nossa vida, a grande arte de tudo é saber pegar o que ficou e montar uma nova vida.
Bem vinda a familia do blog, entre tbe na comunidade http://www.meureumatoguia.com.br, uma rede social só pra gente.
Bjão
Ola, Priscila, que bom ter um blog pra falarmos da nossa historia com AR, pois bem, vou contar a minha, sou advogada, 50 anos,mae de um gato de 27 anos (lindo mesmo) esposa de um marido compreensivo e alto astral, amigos, clientes e funcionarios que me ajudaram a suportar o descobrimento da AR. pq foi de repente, estava em viagem no exterior, e comecei a perceber que deixava os objetos cairem sem qualquer razao,aquela derrubada que te pega desprevinido, depois passei a ter leves dores nas mãos,e achava que era esforço, mal jeito, quando voltei da viagem, no dia seguinte amanheci com fortes dores nos ombros, nao conseguia me mexer, braços totalmente, duros e doloridos, meu marido e filho, me levaram ao ortopedista que chutou ser LER (esforço repetitivo) e passou analgesicos e exercicios, piorei, foi horrivel queria que alguem cortasse meus braços, pensava só em buscar alivio para as dores, cheguei a tomar shilocaina nos braços para dormir e parar de chorar. pq os analgesicos nao eram suficientes, ate que num lapso de memoria corri na internet e descobri pelos sintomas que tinha AR, fui ao reumatologista e comecei meu tratamento, que ja dura 1 ano e meio, hj tomo alguns comprimidos todos os dias, nao tenho mais dores, e preciso me policiar nos alimentos, pra nao provocar a volta da dor, o bom da historia é que voltei pro escritorio, trabalho e muito,leciono, viajo, etc etc vida quse normal mas muito melhor do que eu poderia supor, força e fé são os melhores remédios pra essa doença que testa a nossa resignação. Boa Sorte e SAUDE a todos,que agora chamo de amigos
Regina Machado –
Olá, Eliane ..
Conheça o Portal Reumatoguia
http://www.reumatoguia.com.br, aqui você encontrará informações confiavéis para apresentar a sua família.
Eu escrevo uma coluna no reumatoguia que se chama RecomeçAR.
Convide o seu marido para ir ao médico com você, acompanhar as consultas, tente explicar pra ele o que é a doença, abra uma página no reumatoguia que fala da AR e mostre para ele.
Tenha paciência, pois quando descobrimos a AR não é somente nós que sofremos, nossa familia sofre pela impotência de não poder fazer nada que nos ajude, isso tbe é dificil .,.
Força e não deixe a peteca cair..
Bjs
Pri bom dia, to numa faze terrivel minha AR ta fortissima, num to aguentando e sabe o que é mais dificil as pessoas ao meu redor não enterder, meu marido faz que entende mais eu sempre sou muito forte e ai a cada crise como essa ele fica estranho ate desconversa as vezes que a dor ta mais intenssa minha filha de 16 anos me ajuda muito e meu filho de 12 anos tb, to numa situação que penso que se eu pensar de dizer que vou ao medico ele vai achar que é corpo mole…eu estou trabalhando nomomento em um escritorio comecei apouco tempo, eu não guento trabalhar, trabalho pq estou precisando muito não consigo parar muitono emprego, enfim desculpa estar me desabafando é que hoje ta sendo dificil, vc poderia me fazr um favor será que vc teria algumas materias que dissesse a fundo o que realmente é a AR, dessa forma eu mostraria a todos que duvidasse doque eu tenho, louvo a Deus por sua vida bjs..
Eliane..
Estarei em Atibaia de amanhã até domingo em um evento que vai acontecer no hotel Gran Roca..
Pode me chamar de Pri sim.
Esquece a vasculite !!!! até vc falar com seu médico…. o Dr. Google não pode dar diagnostico de vasculite.. vasculite é algo complexo para o médico dar diagnostico pq ñ é composta apenas por pintinhas vermelhas..
Converse com seu médico e fique tranquila.. os sintomas podem ir muito além disso que vc relata..
Bjss
Sou de Miriporã no ladinho de Atibaia, Pri, posso te chamar assim… eu acho que tenho Vasculite apareceu a pouco tempo um monte de pintinhas vermelhas perto do meu tornozelo e pesquizando na internet parece igual a lguns casos desse problema isso tem cura ou vai ficar assim sempre vc tem?
Oi,Eliane..
Vc é de onde? …
Não perderemo contato, estarei sempre aqui!!
Bjs e não deixe a peteca cair!!
Oi Priscila muito obrigado por ter respondido, eu estou meio apavorada pq apesar de fazer 3 anos que tenho só agora entendi o que é realmente, mas tenho muita fé em Deuse sei quetudo vai dar certo, afinal não cai uma folha da arvore se ele ñ permitir né? Ñ quero perder contato ficana paz beijos ….
Olá, Eliane.
Bem vinda ao blog e família do blog, a partir de agora você receberá via e-mail todas as publicações do blog e eventos. Caso não queira receber avise..
Bem, eu também tenho artrite reumatoide soro-negativa, nosso direitos são todos os direitos da pessoa com deficiência, podemos usar este benefício pois temos “mobilidade reduzida” pois a doença muda toda a nossa vida e a nossa mobilidade de ir e vir passa a ser diferente.
Bem.. Vc tem também direito
– Isenção Tarifária (carteirinha de ônibus, metrô, ônibus)
– Compra de carro zero km com isenção de impostos
– Carteira de motorista especial
Isenção de Imposto de renda se estiver em auxilio doença
Remédios de alto custo gratuito através da assistencia farmaceutica
OCUPAR A LEI DE COTAS, direito de usar a lei de cotas em concurso público como pessoa com deficiência física (mobilidade reduzida).
É isso..
Saiba mais de direitos no Portal Reumatoguia, onde sou colunista na coluna RecomeçAR e através do Fale Conosco no Portal Reumatoguia,você pode tirar dúvidas.
http://www.reumatoguia.com.br
Bjs
Olá Priscila,
Fiquei muito feliz por conhecer seu blog, tenho artrite reumatoide soro positiva a 3 anos fiquei 8 meses no inss no começo mais voltei a ativa em partes né hoje estou até trabalhando mais começou tudo de novo to com medo de dar outra crise forte pois a tempos não me trato e ja procurei minha reumato para fazer um acompanhamento, como no começo passei por muitas humilhação pelo inss to até com receio de voltar mais não tem outro jeito preciso me tratar urgente, as vezes perco minhas forças de tanta dor, queria muito te fzer uma pergunta… quais são o meu direito de portadora de AR soro positiva, uns fala nos beneficios com impostos, auxilio doenças , por favor se pude me instrua para que dessa vez eu va aos orgãos públicos mais informada sem parecer que eu to esmolando… fico no aguardo de sua resposta beijos Deus abençoe.
Eliane Ribeiro
11 9757 9499
Ola..
Claro que tem, direito a concorrer pela lei de cotas …ao se inscrever faça a inscrição como pessoa com deficiência e ao clicar na deficiência escolha deficiência motora (mobilidade reduzida ou deficiência física.
Boa Sorte e não desista no 1° não…
Bjs
Ola Pri
parabéns pelo blog!!
eu tenho 20 anos e tenho AR desde os 5 anos de idade, gostaria de saber se temos alguma vantagem em concurso publico?? desde já agradeço ha atenção
Olá, Bem Vinda ao BLOG .. sinta-se em casa.
Olha, pelo pouco que conheço de lei trabalhista é inconstitucional diminuir o valor do salário das pessoas, uma vez na empresa temos que progredir não regredir, acredito ser prudente consultar um advogado trabalhista e obter informações corretas sobre isso.
Quanto ao auxilio doença,funciona assim:
– Não basta ter a doença é preciso ter sequelas da doença, doença em atividade, ou seja, temos que além de ter a doença ter sinais da doença ativa, dores, dificuldades para fazer atividades do dia-a-dia, dificuldades para manter o ritmo de trabalho e produtividade.
– Todos nós temos direito ao Auxilio Doença, porém, o relatório do nosso médico reumatologista não determina o direito ao beneficio, quem faz tal determinação é médico perito do INSS. Somente após ser considerada INAPTA pelo médico perito é que você terá certeza se terá ou não direito ao auxilio doença.
Evidente que temos direito a recurso e recursos, e também a pedir o afastamento do trabalho através da Justiça Federal Especial + é preciso ter tentado através de pericia no INSS.
Podendo ajudar, estarei sempre disponivel.
Bjs e bem vinda..
ola! foi muito gratificante encontrar seu blog, é realmente de grande importancia encontrar alguem pra compartilharmos nossos problemas, eu tenho artrite reumatóide desde 2008, quando descobri ja estava desesperada, achando que estava ja com câncer nos osssos, mas graças a Deus o diagnóstico fio de AR. sofri muias dores, quando se aproximava as 6 da tarde eu me desesperava porque eu sabia que o tormento ia começar, eu passava a noite inteira chorando, abrindo e fechando as mãos, jogando as pernas pro ar, e meu filho que estava do meu lado ja se desesperava tbem por nao poder fazer nada. Era tanta dor que eu tinha vontade de morrer. até que encontrei Dra. Mahiba Mattar em São Luis, minha vida tomou outro rumo, graças a Deus e o medicamento que ela passou para mim tenho me considerado boa, sinto dores é claro, mas nao do jeito que eu sentia antes. Tomo o ARAVA junto com o TECNOMET. olha além da Ar tbem tenho DIABETES MELITUS tipo 2, como se isso fosse pouco meu patrão agora reduziu meu salario, se ja estava difícil conviver com o que eu estava ganhando imagine agora com a miséria que to ganhando. gostaria de saber se tem uma maneira de obter um auxílio doença e quais os documentos tenho que ter pra conseguir.
Oiee.. Venina..
Vamos trocar em miúdos, se você colocar para o médico perito, que foi o esforço que você fazia na máquina de costura que levou ao rompimento do tendão, o perito pode classificar que você teve uma Lesão por esforço repetitivo, e como você já fez a cirurgia de correção, é previsivel que após a recuperação você estará apta ao trabalho.
Quanto a AR, você deve levar todos os exames que tem, e acredito ser prudente levar exames recentes, apesar que as provas reumatológicas podem determinar que temos a doença, + PCR e VHS são provas de atividade inflamatória, se somadas ao exame fisico, podem dizer que sua AR esta em atividade. Se vc puder fazer o FR e o Waller Rose faça + se for demorar ou tiver que pagar particular leve o que tem em mãos.
Fé em Deus, pensamento positivo, essas pericias pertubam nossas vidas.
Penso que o + certo seria o INSS ter assistentes sociais para realizar visitas domiciliares para pegar no pulo do gato, as pessoas que fraudam o INSS, pois para nós que somos pacientes o INSS iria ver que de fato temos a doença e a doença afeta a nossa qualidade de vida, agora por conta do grande numeros de fraudes, falsos doentes, enganam o INSS e nós que de fato necessitamos do auxilio doença pagamos o preço.
Bjão depois nos conte ..
pri, vou fazer pericia judicial dia 17 de fevereiro ,tenho em maos so o exame de sangue pcr e vhs acha q tenho q fazer latex eo waller rose para levar ou posso levar os antigos ,ele disse q tenho artrite reumatoide severa e q fo ela q rompeu meu tendao devido o esforço q fazia na maquina para costurar .vou tentar mais essa vez e vamos ver o q vai dar , seja o q DEUS QUISER .BJ AMIGA vc esta BEM?
Oi..
Já pensou em procurar emprego em uma vaga especial “destinada a pessoa com deficiência”??
Seria uma boa idéia, ou tentar o LOAS + ainda acredito que devemos buscar ocupar as vagas para pessoas com deficiências.
Lute pelo seu espaço no mundo.
Abs.
olá tudo bem tenho 24 anos e sofro de osteoartrite nos joelhos na coluna em quase todos os menbros desde dos 17anos, fiz todos os exames possiveis de reumatismo só fui descobri o que era quando meu CK deu 1200 e fiz o exame de cintilografia óssea tenho dor todos os dias, trabalhei 4 anos com dor hj estou desempregado e não consegui me encostar pelo inss,fico inseguro, com medo mais Deus está comigo e sempre é um alivo nas horas mais dificeis porque as pessoas acham que é fresqura e nunca dão apoio sempre fala que isso não é nda mais ninguem sabe a dor que agente sente nas articulaçoes, já procurei todos os especialistas na area faço tratamento com remedio mais as dores continua.
Anônimo.
Olha, dificil te responder isso, pois ter a doença não determina que teremos o beneficio de auxílio doença concedido, isso depende muito da avaliação e parecer do perito do INSS. Mas se a doença esta ativa e você tem dificuldade para trabalhar, vale a pena tentar o benefício, dê entrada no pedido e muita fé em Deus.
Bjs
ROSANIA
…. Desculpe, a demora em te responder, revisando o blog, vi que seu comentário estava sem resposta…
Espero que esteja bem e que tenha voltado ao reumato e ao tratamento médico, não deixe de se cuidar, ñ faça isso. Abandonar os remédios é buscar um dano que só afetará a você mesma, dando oportunidade para a doença evoluir e a longo prazo desenvolver deformidades. A doença tem controle, apesar de demorado e temos que ter consciência que por pior que possa parecer os efeitos colaterais dos remédios, a dor e limitação da doença com certeza é muito maior.
Se cuide, se ame ….
Espero que esteja bem e em tratamento.
Bjs
Boa Tarde gostaria de saber se eu consigo me afastar pelo INSS com artrite reumatoide soro negativo pois não aguento mais as dores nas mãos, punhos, ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos.
obrigada desde já
oi pri,hoje naõ estou bem,minha cabeça está voando,meu corpo treme muito,e estou muito angustiada,parece que vou explodir a qualquer hora,isso é da artrite?tbm Estou cansada,abandonei quase todos os remedios,metrotexate,disfofato cloroquina,magnem,beta 30,acido fólico,só tomo prednisona,capox e diurix,tenho me sentido lixo humano,mas com muitas,muitas dores,bjs
Oi, Simone !!
Bem vinda a nosso cantinho!!
Não deixe de acompanhar com o reumato !!
Isso é um auto-suicidio rsrs..
Não se sinta diferente por conta da AR e das dores.. saiba que somos pessoas especiais, pois pessoas comuns não suportariam as nossas dores e não teriam forças para superar a dor e limitação.
Marque uma consulta com o seu reumatologista ou outro, + pelas suas articulações não deixe de fazer o acompanhamento rigoroso.
A AR não espera a banda passar, ela vai destruindo as articulações mesmo quando achamos que ela esta quetinha.
Se cuide !!! Se cuide !! Volte ao médico e ao blog tbe ..
Bjãoo
oi.tambem tenho artrite reumatoide,e artrose e tambem fibromialgia,no momento to meia confusa pois abandonei o tratamento com reumatologista e tenho acompanhamento somente com traumato pois estou com artrose nos joelhos e já operei o ombro direito e os dois joelhos 02 vezes cada luto contra esta doença a 05 anos e tenho 41 anos, estou no inss desde 2006 como auxilio doença e eles ainda não me aposentaram.já tomei varios remedios, mais as dores não passam,tambem não sabia dos meus direitos e graças a deus te encontrei.tomo floxetina e remedios controlados, ate metrotexisato já tomei vivo inchada pois tenho ar nos pés tornozelos,joelhos, ombros,dedos,e punho.agora faz muito tempo que não vou ao reumato. cansei as vezes sinto que os outros acham que as minhas reclamações de dor são demais.é bom conversar com alguem que me compreende.pri meu msn é [email protected],se possivel gostaria de trocar ideias com as pessoas portadora desda doença,pois tem dias que eu estou exausta e tenho vontade de largar tudo de mão bjs simone.
Sim… te add no msn..
priscilanursing
bjs.
Priscila,
Obrigada pela ajuda!!!!
Com certeza vou me candidatar, afinal como você disse temos nossos direitos.
Fiquei feliz da vida!
será que você pode me add no seu msn? Tenho algumas dúvidas e acredito que você poderá me ajudar…
Gde Beijo!
[email protected]
San ,ola eu sou portadora de artrite reumatoide juvenil desde quando tinha 13 anos.podem informa quais são os primeiros efeitos colaterais provocados pelo remicade?E gente tem direito algum beneficio ao ser portadores de arj ja com deformidades,mesmo nunka ter trabalhado?
Oi, Adriana.
Eu defendo que sim, você como pessoa com artrite reumatóide, pode e deve fazer valer seus direitos e procurar emprego ocupando as vagas de cotas para deficientes, lembre-se que para isso você vai precisar de um relatório do seu médico especificando seu estado clínico e sua doença.
Boa Sorte e não desista, quando ouvir não, vá em frente … tem que ser persistente.
Bjs.
Priscila, bom dia.
Fui tratada durante cinco anos como se tivesse Lupus e este ano finalmente fui diagnosticada com artrite reumatóide cid M05.
Hoje faço uso de Remicade, mas já estão aparecendo efeitos colateriais.
Como estou descobrindo várias coisas, entre elas a dor gigantesca que sinto, também descobri que temos alguns direitos e surgiram algumas dúvidas.
Será que você pode esclarecer por gentileza?
Eu tenho direito a disputar uma vaga de trabalho para deficiente fisico em empresas, já que sou portadora de necessidades especiais?
Obrigada pela ajuda.
Bjsssss
Adriana
zenilda gostei do seu comentario.se vc quiser conversar comigo me adicione.meu msn é [email protected]
obrigada por suas palavras.cleuma
Anônimo..
Existe um posto no blog que traz 118 comentários e ele fala sobre isso, vou colar parte do post aqui.
Eu acredito e defendo isso:
Somos Portadores de Necessidades Especiais
Não fazemos parte literalmente dos portadores de deficiência física, portanto, conforme a necessidade e progressão da doença de cada um de nós, encontramos leis brasileiras que nos dão direitos, conforme o nosso estágio da doença e nossa dificuldade.
“Toda pessoa afetada pela diminuição de suas capacidades físicas e mentais tem direito a receber atenção especial, a fim de alcançar o máximo desenvolvimento de sua personalidade”
(Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos, art. 18)
A nossa vida como portadores de necessidades especiais não é diferente das demais pessoas, possuimos momentos de alegria e de tristezas, derrotas e conquistas, em outras palavras, bons e maus momentos, mas se diferenciam em uma particularidade, somos vítimas constantes de preconceitos e discriminações.
Link: http://artritereumatoide.blogspot.com/2007/10/ns-portadores-de-artrite-reumatoide-no.html
bem na medida do possivél,saimos para jantar fora em familia foi bom.ah pri estou passando uma crise em meu casamento.cleuma
Olá Priscila, descobri que tenho AR em 2007, porém nos exames de sangue que fazia já constava o fator reumatóide desde 2001. O meu CID é M06, eu posso ser considerada como uma portadora de necessidades especial? Tenho dúvidas em relação a isso,se eu poderia correr atrás dos meus direitos, poderia me esclarecer? Fico aguardando sua resposta. Obrigada.
Oi, Cleuma…
Observadora .. mudei pouca coisa + mantive todo o conteúdo.. como foi de aniversario?
bjs
vc pri deu uma modificada no blog .Inovar smpre mudar jamais…cleuma
Oi, Claúdia.
1 e 2 = eu sinto isso, quando estou em crise da AR
3 e 4 = Sinto meus pés doloridos e rígidos pela manhã, isso tbe é característico da AR.
5 = Eu sempre digo, Dor compartilhada é Dor diminuída e somente entender da dor, quem a sente. Não espere compreensão de pessoas que não tem a doença, pois isso é difícil. Como diz a Lalá Jansen, se é Amor é Companheiro. Imagino o quanto é difícil não ter apoio familiar, pois eu tenho o apoio da minha família + sempre digo que é importante envolver a família no tratamento, nas consultas para que eles tenham uma idéia + clara sobre a doença. Não aceite qualquer tipo de ofensa pq vc tem a doença, eu não aceito que ninguém fale da minha doença de forma irônica, se for preciso eu bato, grito .. faço um barraco, rsrs + não permito que me ironize por causa da doença. Lute pelo seu espaço no mundo, somos portadora da doença apenas isso, a doença nos torna especial, apenas isso… E não se sinta sozinha, vc tem eu, o blog e todos os seguidores para compartilhar com vc.
Bjos no coração
Oi, Cleuma..
Ânimo querida, eu ainda te verei dizendo, estou muito bem..Força sempre.. bjs..
olá a todos não estou nem conseguindo teclar direito pois as dores são terriveis.cleuma
bom dia este final de semana tive uma crise pois a AR esta pior na minha coluna cervical sendo assim tem me causado além de dores constante dificuldades para respirar, minha mão vem deformamdo gradativamente.cleuma
Olá Priscila, gostaria de tirar algumas dúvidas com você:
1. é normal a palma da mão doer quando bem aberta?
2. Na palma da mão esquerda paralela ao dedão, tem um ossinho e começou a dor do nada quando faço alongamento com as mãos deixando bem abertas dói pra caramba.
3. os exercícios com a bolinha macia está me deixando maluca de tanta dor – é normal?
4. meu tornozelo, e a planta do meu pé vivem doloridos principalmente de manhã (uso meia direto)é normal?
5. estou tão cansada de sentir dor, estou me esforçando para não me deixar abater, ainda que temos que aguentar palavras negativas como “corrupta”, “vagabunda”(mesmo com exames e laudo médico dizendo que eu não tenho capacidade laborativa para retornar ao trabalho), somente porque procurei os meus direitos através da justiça, estás palavras me derrubaram, principalemente vindo de uma pessoa que deveria me dar apoio. Eu estou muito triste e abalada emocionalmente. è muito triste saber como algumas pessoas nos vêem. Nem o médico quer receitar algum medicamento, então eu tenho feito pilates, acupuntura, musculação leve(por causa também da osteoporose) e terapia, a hidro eu desisti porque eu fiquei com medo de pegar algum fungo.(Imunidade baixa. Está semana que se inicia espero que seja linda, Bjs. Cláudia
Cleuma….
Linda a sua família, se inspire neles para encontrar forças para superar as limitações imposta pela doença.
Bom fim de semana
Bjs..
NA SEGUNDA CONVERSMOS TENHO TRABALHO ESTE FIM DE SEMANA ESTAREI MUITO OCUPADA.CLEUMA
TER O APOIO DE VCS ME DAR FORÇAS PRA VOLTAR AO BLOG.CLEUMA
Oi, Ana.. obrigada pelo apoio.
Cleuma tah melhor?
Bjs.
Ana o que vc falou é verdade.que bom que eu posso falar com alguem que compreende,pois muitos dizem que é manha,coisa de quem nao quer trabalhar.cleuma
Ana obrigado por suas palavras.cleuma
Que pena que não tem Cleuma, tenho certeza que te faria muito bem!!!! O problema maior dessa doença , além das dores terriveis do inchaço pela cortizona, do mal estar pelos remédios …É a não aceitação da família, eles ficam tão angustiados de nos ver mal que querem que fiquemos boas na marra. E como não conseguimos corresponder , é muito frustrante e conflitante…O que atrapalha muito a nossa recuperação. Mas agradeço a Pri , por termos a oportunidade de falarmos de igual para igual…aqui. Nós nos entendemos. E torcemos uns pelos outros. Cleuma espero que melhores o mais rápido possível.
Ana
NÃO ANA NA MINHA CIDADE NÃO TEM TEM SÓ EM BELÉM PORÉM NUNCA FUI NÃO TIVE CORAGEM.CLEUMA
espero estar esse dias mais ativa no blog.cleuma