Notícias

Mudança no modelo de financiamento na Atenção Primária é destaque na reunião ordinária do CNS

Secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, participa do debate na quinta-feira (05/12), às 14h

 A alteração na forma de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde, estabelecida pela Portaria nº 2.979/2019, publicada pelo Ministério da Saúde, será destaque na próxima 324ª Reunião Ordinária (RO) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília.

📍Acompanhe a transmissão da Reunião Ordinária na página do CNS no Facebook 🔊 https://www.facebook.com/ConselhoNacionalDeSaude/

Neste debate, que será na quinta-feira (05/12), às 14h, haverá a participação do secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim e do técnico de planejamento e pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia Aplicada (Ipea) Carlos Ocké. A portaria estabelece que para fins de repasse do incentivo financeiro aos municípios seja considerada só a população cadastrada nas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária.

A proposta do governo foi publicada sem o aval do controle social, ferindo assim o preceito constitucional do controle social, a Lei nº 8142/1990, que garante a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei Complementar n° 141/2012.

Confira a pauta preliminar da 324ª Reunião Ordinária

Na quinta-feira (05/12), às 10h, será discutida a proposta de emendas à Constituição que soma os pisos de recursos para saúde e educação. A partir das 18h30 acontecerá o lançamento do Vídeo Infância Roubada – Memórias de Filhos Separados dos Pais Atingidos pela Hanseníase.

Os conselheiros nacionais de saúde também vão debater, na sexta-feira (06/12), às 10h30, os impactos na saúde causados pelo vazamento de óleo no mar. Encaminhamentos da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) e da Comissão Intersetorial de Financiamento e Orçamento (Cofin), além de informações sobre a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), também serão temas da RO.

A reunião é aberta ao público e será transmitida ao vivo na página do conselho no facebook.

Mais informações

O quê: 324ª Reunião Ordinária do CNS
Quando: 5 e 6 de dezembro de 2019
Onde: Sede do CNS – Ministério da Saúde, Bloco G, Anexo B, 1º andar, Brasília (DF)
Contato: 61 3315-2150 | 3315-3821
Link para a transmissão: https://www.facebook.com/ConselhoNacionalDeSaude/

Anúncios

Artigos Relacionados

Uveítes não Infecciosas podem ter graves consequências se não tratadas adequadamente

Priscila Torres

Ginecologista, Dr. Joji Ueno, responde principais dúvidas sobre preservação da fertilidade

Priscila Torres

Protocolos de tratamentos no SUS das doenças: lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil e hidradenite supurativa são temas da 78º reunião da Conitec

Priscila Torres
Loading...