Medicamento Biológico, Cobertura Obrigatória nos Plano de Saúde

Novas Regras dos Planos de Saúde

Chegamos em 2012, com muitas novidades, e uma delas é a “Cobertura Obrigatória de Medicamentos Biológicos Infusionais (administrados na veia) para o tratamento da Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica, Doença de Crhon e Espondilite Anquilosante” no novo Rol da ANS, o medicamento biológico é referido como “”Terapia Imunobiológica Endovenosa”.

Apesar do Rol da ANS especificar as doenças reumáticas que terão cobertura obrigatória, temos seguidores do Blog, que apesar de terem outras doenças como a Síndrome de Still estão recebendo medicamento biológico infusional pelo plano de saúde desde Agosto/2011, e temos também, pessoas com Artrite Idiopática Juvenil contempladas por esta Resolução.

No dia 30/12/2011 o Grupo EncontrAR contribuiu para a Matéria do Jornal Hoje e Jornal Nacional da TV Globo, confiram a fala do Dr. Morton como médico reumatologista e da Verônica Cardeal que tem AIJ, e espera a 6 meses a liberação do medicamento biológico pelo seu plano de saúde e nesta segunda-feira dia 02/01/2012 a Verônica poderá receber o medicamento de seu plano de saúde e com isso aguardar o controle da doença, pois que tem Artrite Idiopática desde a Infância, já experimentou a estabilização da doença e agora vive dias de dor e angústia, mais agora acabou, em breve a Verônica chegará no EncontrAR para nos contar que está bem. De fato, essa nova cobertura dos planos de saúde nos oferece “Tranquilidade e Segurança”.

Os medicamentos cobertos são;

  • Infliximab (Remicade)

  • Rituximab (Mabthera)

  • Tocilizumab (Actenra)

  • Abatacept (Orência)

Os Medicamentos que não estão inseridos nessa cobertura obrigatória são;
  • Adalimumab (Humira) a via de administração é subcutânea
  • Etanarcept (Enbrel) a via de administração é subcutãnea
Os medicamentos cobertos pelos planos de saúde, serão administrados por profissionais de saúde, enfermeiros e médicos especializados em Infusão de medicamentos, o que chamamos de Clínica de Infusão ou Centro de Infusão, fique atento e cobre de seu plano de saúde Centros de Infusão devidamente regulamentados, que estejam dentro das normas regulatórias e que tenham profissionais de saúde capacitados para tal procedimento.
Considero essa Resolução Normativa uma grande vitória para todos nós pacient
es que temos planos de saúde, viabilizando o melhor acesso aos medicamentos, a diminuição da Judicialização em Saúde, porém, o SUS fornece apenas 1 desses 4 medicamentos citados, ou seja, para quem tem plano de saúde o acesso será total, pois ele pega os outros 2 no SUS e quando precisar de mudar de medicamento tem esses 4. Porém, o mesmo não vai acontecer no SUS, pois o Ministério da Saúde, não realiza a atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, e com essa nova RN da ANS, os pacientes do SUS não tem o mesmo acesso, precisando de judicialização e muita angústia na hora em que precisa de tais medicamentos.
Estamos felizes sim, porém, enquanto controle social, fica a sensação de desigualdade, pois o SUS é pago por todos nós, e a Atenção a Saúde deveria ser Integral e Igualitária. Nossa luta continua pela Incorporação desses medicamentos também no SUS.
Conheça a Resolução Normativa na integra;
Devemos apenas nos preparar para as Burocracias, pois o Plano de Saúde, não poderá mais negar, mas certamente alguns poderão Burocratizar este acesso, é o que vem acontecendo com alguns pacientes de São Paulo, que desde Setembro já estão recebendo o medicamento biológico pelo plano de saúde, porém, o plano de saúde, tem exigido;
  • Relatório Médico Mensal
  • Receita Médica Mensal (o que é normal)
  • Novo pedido administrativo todo mês.
Ou seja, se os planos de saúde resolverem todos eles fazerem assim, vai faltar vagas nos consultórios médicos de reumatologia, pois em média em São Paulo levamos 6 meses para conseguir passar com o médico reumatologista do plano de saúde, imagina, como ficaria isso, tendo que todo mês passar em consulta médica e preencher um monte de papeis.
Eu aguardo a próxima consulta médica, para então, realizarmos a troca do meu medicamento biológico, pois em Outubro voltei a usar Cortisona pois o medicamento que faço uso não está controlando a minha Artrite Reumatoide e como se trata de um medicamento biológico Anti-TNF, não justifica trocar por outro Anti-TNF, desta forma, o novo medicamento será solicitado ao meu plano de saúde.
Se este direito não for respeitado, nos comunique, vamos se mobilizar e cobrar a efetivação deste direito.
Mais Acesso e Melhor Qualidade de Vida!!!!
Isso nos faz acreditar em um Futuro Melhor!!! 
Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: