Notícias

Insônia e outros efeitos colaterais dos corticoides

A lista de efeitos colaterais do uso de corticoides é imensa! Mas, normalmente, eles aparecem quando o paciente utiliza por um longo período de tempo e em quantidades não controladas (por isso, o cuidado atento do médico é essencial). Os efeitos mais comuns são cansaço extremo, agitação, insônia, diminuição das defesas do organismo, dor de cabeça frequente, aumento de colesterol e da glicemia.

Mas não é só isso: o paciente ainda pode apresentar aumento de peso (uma vez que provoca o aumento do apetite e retenção de líquidos, além de modificar o sistema de redistribuição de gordura no corpo, provocando acúmulo em alguns pontos). Também pode causar estrias, aumentar a chance do desenvolvimento de osteoporose (porque enfraquece os ossos) e, como se não bastasse interferir no efeito da pílula anticoncepcional.

Frente a tudo isso – e olha que eu fui bem “simplória” na minha relação! – muita gente fica com medo de usar. Mas não caia na armadilha de interromper o uso! Seu médico é seu aliado, converse sobre dúvidas, receios, medos…. não hesite em perguntar!!! Falo mais sobre isso no próximo post, o último de série sobre corticoides.

Dra. Carla Dionello | Reumatologista CRM 52-814660 | RQE 13098 Reumatologia | Rio de Janeiro/RJ | Consultório em Ipanema: ☎(21)4111-4879

#REPOST @reumato.phd

Artigos Relacionados

Fibromialgia e Intestino Irritável: A relação e como a dieta pode ajudar

Priscila Torres

Dor ocasionada por doenças reumatológicas pode piorar no frio

Priscila Torres

Atividade física traz qualidade de vida

Priscila Torres
Loading...
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));