Notícias

Insônia e outros efeitos colaterais dos corticoides

A lista de efeitos colaterais do uso de corticoides é imensa! Mas, normalmente, eles aparecem quando o paciente utiliza por um longo período de tempo e em quantidades não controladas (por isso, o cuidado atento do médico é essencial). Os efeitos mais comuns são cansaço extremo, agitação, insônia, diminuição das defesas do organismo, dor de cabeça frequente, aumento de colesterol e da glicemia.

Mas não é só isso: o paciente ainda pode apresentar aumento de peso (uma vez que provoca o aumento do apetite e retenção de líquidos, além de modificar o sistema de redistribuição de gordura no corpo, provocando acúmulo em alguns pontos). Também pode causar estrias, aumentar a chance do desenvolvimento de osteoporose (porque enfraquece os ossos) e, como se não bastasse interferir no efeito da pílula anticoncepcional.

Frente a tudo isso – e olha que eu fui bem “simplória” na minha relação! – muita gente fica com medo de usar. Mas não caia na armadilha de interromper o uso! Seu médico é seu aliado, converse sobre dúvidas, receios, medos…. não hesite em perguntar!!! Falo mais sobre isso no próximo post, o último de série sobre corticoides.

Dra. Carla Dionello | Reumatologista CRM 52-814660 | RQE 13098 Reumatologia | Rio de Janeiro/RJ | Consultório em Ipanema: ☎(21)4111-4879

#REPOST @reumato.phd

Related posts

A vida no maior hospital do Brasil

Priscila Torres

Alimentação com pouca proteína ajuda no tratamento da gota

Priscila Torres

Pacientes em Campinas padecem com falta de medicamento para artrite reumatoide

Priscila Torres
Loading...