Identificar a Hipercolesterolemia Familiar (HF) pode salvar a sua vida e a dos seus filhos

Um dos alertas mais constantes que ouvimos no ESC 2015 foi sobre como os altos níveis de colesterol são a maior ameaça ao coração, embora esse ainda seja um fato subestimado. Outro, ainda mais importante, é: um número enorme de pessoas não sabe, mas pode ter herdado dos pais uma doença chamada Hipercolesterolemia Familiar (HF), que faz com que você acumule colesterol “ruim” (LDL) desde o nascimento, aumentando em até 13 vezes as chances de morte por falhas cardiovasculares, como infartos, inclusive já na adolescência.

COLESTEROL-G

“Quem já tem acúmulo nas artérias pela doença genética, está exposto ao excesso desde que nasce e, portanto, às doenças cardiovasculares, como explica o cardiologista Raul Dias Santos, com quem conversamos durante o ESC 2015, em Londres. Ele coordena no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, o Hipercol Brasil. O programa já fez o screening (análise de parentes) em mais de 3 mil pessoas. E dentre as que são acompanhadas hoje, 40 são crianças.

Para se ter uma ideia de como é um assunto “novo” em relação às demais patologias do ramo, somente em 2012 a Sociedade Brasileira de Cardiologia lançou diretrizes sobre HF e, naquele ano,não gerou o interesse que outros assuntos tinham. “O médico acha que isso é raro, que não existe. Ele não entende que é uma doença comum”, alerta Marcelo Bertolami, cardiologista e diretor científico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que trabalhou no lançamento desta diretriz e que também encontramos nos corredores do ESC 2015. Ele destaca que a incidência da HF é a maior entre doenças genéticas, chegando a ocorrer um caso para cada grupo de 200 pessoas. Bertolami reforça que o diagnóstico é simples, feito a partir da conversa do médico com o paciente e de análises de exames de sangue.

Fonte: Blog Casa Saudável

  1. emidiafelipe Diz

    Oi, pessoal! Poderiam por favor dar o crédito correto ao trecho da postagem que a gente fez? É Blog Casa Saudável – http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel

    Obrigada

    1. Priscila Torres Diz

      Olá, Emidia
      A fonte foi editada!
      Abraços

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: