Este é o primeiro e único medicamento aprovado para o tratamento em adultos de espondiloartrite axial não-radiográfica severa
A espondilite axial não radiográfica apresenta os sinais e sintomas da espondilite anquilosante, porém sem evidência em exames de raios-X
A agência regulatória brasileira, Anvisa, aprovou HUMIRA® (adalimumabe) para o tratamento de adultos com espondiloartrite axial não-radiográfica grave e que não apresenta evidência de dano estrutural em exame de raios-X. HUMIRA é a primeira e única medicação disponível no Brasil para pacientes com espondilite axial não-radiográfica.
As espondiloartrites axiais, categoria que inclui a espondilite anquilosante e a espondiloartrite axial não-radiográfica, podem ser doenças debilitantes, que se manifestam inicialmente por dor crônica e rigidez nas costas e podem vir também acompanhadas por artrite e manifestações extra-articulares nos dedos, olhos, pele, tendões e trato gastrointestinal. As pessoas com espondiloartrite axial não-radiográfica podem ter sinais e sintomas semelhantes aos causados pela espondilite anquilosante, como dor crônica das costas e perda funcional, mas não há evidência do dano estrutural em exame de raios-X. A espondiloartrite axial não-radiográfica é mais comum em pessoas jovens, em seus anos mais produtivos, e pode ficar sem ser diagnosticada corretamente por anos.
“Esta aprovação é um passo importante no controle da doença”, afirmou Luís Nudelman, Diretor Médico da AbbVie para América Latina. “Em vários estudos clínicos, HUMIRA demonstrou um balanço positivo de benefício e risco em espondiloartrite axial não-radiográfica e esta aprovação pode ajudar os profissionais de saúde a tratar mais pacientes que sofrem com a doença”.
Sobre espondiloartrites
As espondiloartrites formam um grupo de doenças com características clinicas, radiográficas e genéticas comuns. As espondiloartrites podem ser classificadas conforme a região do corpo mais afetada – axial ou periférica. Para o diagnóstico da forma axial, a Sociedade Internacional de Espondiloartrites recomenda o uso de ressonância magnética, além do tradicional exame de raios-X, para visualização da sacroilite (inflamação da junta sacrilíaca, que conecta a região lombar e a pélvis), que é uma das características da espondiloartrite axial. Somente o médico pode diagnosticar corretamente a doença e indicar o tratamento adequado para cada paciente.
Sobre Adalimumabe (HUMIRA)
Adalimumabe (HUMIRA), anticorpo monoclonal totalmente humano, é um medicamento biológico, sob prescrição, aprovado globalmente para 11 indicações, entre pacientes adultos e crianças, e tem sido usado para tratar mais de 843.000 pacientes em todo mundo. Seu perfil de segurança e eficácia foi provado por mais de 12 anos de estudos publicados e mais de 71 estudos clínicos globais, compreendendo mais de 26.000 pacientes.
No Brasil, HUMIRA é aprovado para oito indicações: artrite reumatoide moderada a grave, artrite psoriásica, espondilie anquilosante, espondilite axial não-radiográfica, psoríase em placas moderada a grave, doença de Crohn moderada a grave, colite ulcerativa moderada a grave e artrite idiopática juvenil moderada a grave.
Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global de pesquisa, formada em 2013, a partir da separação da Abbott Laboratories. A missão da companhia é usar sua experiência, equipe dedicada e estratégia em inovação para desenvolver e comercializar terapias avançadas que atendam as necessidades de mais das mais complexas e sérias doenças do mundo. Junto com sua subsidiária Pharmacyclics, a AbbVie emprega mais de 28.000 pessoas em todo o mundo e comercializa medicamentos em mais de 170 países. Para mais informações, sobre a companhia, sua equipe, portfólio e compromissos, acesse www.abbvie.com, siga @abbvie no Twitter ou conheça as oportunidades de carreira em nossas paginas no Facebook ou LinkedIn
No Brasil, a AbbVie foi criada no início de 2014.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.