ReumaBlogs

Homens – O que precisam saber antes de engravidar

Normalmente, quando se fala em gravidez em pacientes reumáticos, falamos nos cuidados que a mulher deve ter, tanto durante a gestação quanto no período em que está tentando engravidar. No último Congresso Internacional de Reumatologia, realizado nos Estados Unidos, foi abordada uma perspectiva sobre os pacientes do sexo masculino.

Os homens portadores de doenças reumatológicas também precisam ter alguns cuidados com o planejamento da gestação da sua parceira. Alguns medicamentos devem ser evitados. A ciclofosfamida (CFM) e a sulfasalazina devem ser suspensas cerca de três meses antes das tentativas de engravidar, pois pode causar a azoospernia, ou seja, a falta de espermatozoides no sêmen, lembrando que a CFM pode causar esta alteração de forma definitiva. Para quem faz uso de talidomina, a indicação é que interrompa o uso um mês antes, pois este medicamento pode causar malformação nos membros do feto.

De uma forma, geral, os outros medicamentos são seguros para o futuro papai. Mas, como eu costumo orientar para minhas pacientes mulheres, digo o mesmo para os homens: ao planejar a gravidez, converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas!

Dra. Tamara Mucenic | Reumatologista CREMERS 23803 | RQE 17976 Reumatologia | Av. Praia de Belas, 1212 sala 1318 | Porto Alegre – RS | Fone: (51) 3332 7028 | WhatsApp (51) 991769908

#PortoAlegre #dratamaramucenic #tamaramucenic #reumatologista #doencasautoimunes #lupus #artritereumatoide #espondiliteanquilosante #artritepsoriasica #terapiaimunobiológica #pesquisaclinica #espondilite #terapiaimunobiologica

#REPOST @tmucenic.reumato

Related posts

O que é a densitometria óssea?

Priscila Torres

Corticoides na dose certa

Priscila Torres

Doença mista do tecido conjuntivo

Priscila Torres
Loading...