ReumaBlogs

Homens e mulheres sentem dor diferente?

Ainda sobre o tema dos hormônios, uma questão que é bem interessante é se homens e mulheres sentem dor de forma diferente. E a resposta é sim!

E isso tem a ver com os hormônios, e não com o fato de as mulheres fazerem mais “mimimi”. As mulheres estão duplamente prejudicadas nessa questão! Entenda porquê.

Pesquisas sobre dor confirmam dois pontos importantes que precisam ser levados em conta. Um deles está relacionado à testosterona, o hormônio sexual masculino. Ele ativa o mecanismo de alívio de dor do nosso organismo, modulando ela através da liberação de substâncias como a endorfina ,que traz uma sensação de bem-estar.

A outra é sobre o ciclo dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona): ao longo da vida, a mulher tem diferentes quantidades desses hormônios no organismo e quando estão em queda, é o período em que as mulheres estão mais sensíveis à dor.

Ou seja, além de terem menos testosterona, elas ainda têm que lidar com os altos e baixos dos seus próprios hormônios durante a vida.

#REPOST @tmucenic.reumato

Related posts

Você toma sua medicação corretamente?

Priscila Torres

Sacroileíte

Priscila Torres

MovimentAr para LibertAR – Benefícios do Movimento para Pacientes Reumáticos

Priscila Torres
Loading...