Vacinação é o método mais eficaz de prevenção acima de seis meses de idade
Febre alta, tosse, cansaço, dor de cabeça e dor no corpo. Esses são os principais sintomas da gripe, doença comum durante o início do outono e final do inverno, período que marca o começo das doenças respiratórias. Apesar de conhecida, a gripe ainda coloca em risco a saúde dos brasileiros e está ligada a complicações como pneumonia. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a doença mata mais de 650 mil pessoas todos os anos.
Segundo o Dr. Alberto Chebabo, médico infectologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Exame, recomenda-se que todas as pessoas acima de seis meses de idade tomem a vacina da gripe para diminuir os riscos de desenvolver a doença. “Como a vacina não oferece proteção a longo prazo, é necessário que a população seja imunizada anualmente. A cada ano, muda a composição do imunizante que contém os subtipos dos vírus da gripe”, explica. O especialista esclarece que isso ocorre devido à mutação frequente dos agentes causadores dessa infecção.
Chebabo elucida que a proteção é oferecida de forma diferente no sistema público e privado. Nos postos de saúde, além de segmentar a imunização pelos grupos de maior risco, a população recebe a versão trivalente da vacina que previne os dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B. “Já no particular, a vacina é disponibilizada a todos com mais de seis meses de idade e o imunizante vem na forma quadrivalente, que protege também contra o outro Influenza tipo B, Victoria, além de outros três tipos que também estão na vacina trivalente. Assim, há um ganho de proteção de 15% nos casos de influenza”, destaca.
De acordo com o médico, quem não tomar a vacina corre o risco de desenvolver a influenza. “Nesses casos, a doença debilita e pode apresentar complicações, com a possibilidade de chegar a óbito”, conta Chebabo.
Fique por dentro
Como plano de ação para diminuir os efeitos da gripe no país, o Ministério da Saúde iniciará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza 2018 em 23 de abril. A data mais importante do calendário de mobilização será o Dia D, realizado em 12 de maio (sábado).
O Laboratório Exame possui o serviço de vacinas e oferece a imunização contra a gripe na unidade do Sudoeste (CLSW 304, Bloco B). Para mais informações sobre pontos de atendimento e procedimentos entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.
Sobre o Exame
Nascido há mais de 40 anos, o Exame possui 60 unidades de atendimento em todo o Distrito Federal e entorno. Dotado de um corpo clínico altamente capacitado, o Laboratório é pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. O Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos, incluindo anatomia patológica e todos com qualidade comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame também oferece a Tabela Popular, que traz condições especiais de pagamento para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o sitewww.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Quem tem AR pode tomar a vacina contra gripe?
Sim, as pessoas com artrite reumatoide devem ser vacinadas anualmente contra a gripe.