Nosso último EncontrAR de 2011 aconteceu no dia 17 de Dezembro, no formato EncontrAR com Médico, trazendo na pauta “Fibromialgia secundária ou não, a Artrite Reumatoide”
Palestras Médicas proferidas pela Dra. Evelin Goldenberg e Dra Lúcia (UNISA).
Tivemos uma manhã composta pelo momento de acolhimento e café da manhã e na sequência as palestras médicas, encerradas pela palestra de “Acesso a Medicamentos” e uma breve apresentação do Projeto EncontrAR.
Este EncontrAR foi polêmico e o público apresentava opniões divergentes sobre trabalhar ou não?, sobre as diferenças sócio-econômicas das pessoas que convivem com Fibromialgia, porém, foi tudo conduzido com muita coerência e o publico ficou satisfeito com as colocações da Dra Evelin e da Dra. Lucia.
Dra Evelin Goldenberg falou de Fibromialgia, tratamento médico, alternativo e suporte psicológico.
O tema Fibromialgia afastamento do trabalho é a solução ou a Exclusão Social?, deixo o debate aberto aqui neste post.
Alertou também que a Fibromialgia piora muito com o stress físico e mental, o publico participou através de desabafos sobre as dificuldades do dia-a-dia.
Disse ainda que os Medicamentos antidepressivos para Fibromialgia, levam em média 30 dias para fazer efeito, que não é imediato e é preciso esperar, antes de dizer ao médico que gostaria de trocar de medicamento. Antidepressivo podem ter muitos efeitos colaterais, se tem muitos efeitos se você está prostado, converse com seu médico.
Alertou também sobre o uso da Bomba de Morfina, disse que a Morfina não trata a Fibromialgia, a morfina tem alto poder de dependência química, portanto é necessário cuidado no uso da Morfina, e deve ser usada apenas com restrita e criteriosa avaliação médica.
“Fibromialgia é preciso….. reagir a favor da vida, mudar comportamento, aceitar a doença e busca novos caminhos”
Encerrou dizendo a importância da Atividade Física, existe o exercício certo para o paciente certo é preciso avaliação e indicação médica criteriosa. Respeite seus limites, evite o sedentarismo, atividade física ajuda e muito, porém, precisa de boa orientação multiprofissional
A Dra Lúcia, falou sobre Fibromialgia e Artrite Reumatoide, poderá ser considerada secundária ou não, é possível ter primeiro Artrite e desenvolver a Fibromialgia ou ao contrário, não existe uma relação cientifica dizendo as prevalências da relação entre as duas doenças.
Fibromialgia tem maior prevalência entre 30 à 45 anos, porém, crianças podem ter Fibromialgia, prevalências são apenas indicadores + exceções existem.
As doenças Associadas a Fibromialgia são Artrite (AR) Lúpus e Síndrome de Sjogren, infelizmente é possível desenvolver ambas as doenças.
Alerta também sobre a importância do diagnóstico precoce da Síndrome de Sjogren infelizmente o tratamento é sintomático, por isso, fique atento!
O EncontrAR com Médico é uma parceria entre o Blog AR, Grupo EncontrAR patrocinado pela Clínica Goldenberg e Centro Especializado de Infusão CRETA.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.