sexta-feira, junho 13, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Nosso EncontrAR Eventos do encontrar

Informação e acolhimento marcaram o 1º Encontro de EspondiloArtrites

por Priscila Torres
14/07/2016
em Eventos do encontrar, Nosso EncontrAR
Informação e acolhimento marcaram o 1º Encontro de EspondiloArtrites

O I Encontro de EspondiloArtrites, realizado no dia 04 de junho de 2016, foi um marco na vida dos pacientes com espondilite anquilosante e artrite psoriásica, reunindo centenas de pacientes e seus familiares que dedicaram um dia de sábado para aprender sobre como melhor conviver as espondiloartrites.

ARTRI_021Contamos com a presença do Dr. Célio Roberto Gonçalves, médico reumatologista e atual presidente da Comissão de espondiloartrites da Sociedade Brasileira de Reumatologia autoridade na especialidade, fez a abertura do encontro, apresentando o “Panorama da Espondiloartrites no Brasil”, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, que ainda sofre interferência da cultura do “pronto socorro”, onde o brasileiro procura o pronto socorro quando por exemplo quando tem dor lombar ou lesões de pele, com sinal agudo de uma doença espondiloartrítica é medicado e somente em uma nova crise esse paciente volta ao pronto socorro. Dr. Célio alerta que dor lombar por mais de três meses é um importante sinal de doença inflamatória e o atendimento deve ser direcionado ao médico reumatologista, nos apresentou ainda a campanha “Baque Duplo” iniciativa da Abbvie com apoio da SBR para diagnóstico precoce da Artrite Psoriásica.

ARTRI_062Dr. Flávio Cálil Petean, médico reumatologista, professor assistente de Imunologia Clínica e Reumatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP,  ministrou sobre as principais diferenças entre as Espondiloartrites, revelando que são um conjunto de doenças relacionadas que compartilham características clínicas, radiográficas e de predileção genéticas semelhantes, evidenciadas pelo anticorpo HLA B27, são doenças que não tem preferências apenas por articulações, manifestando-se por enteses, uveítes, pele, intestinos e coração. As espondiloartrites comuns são: espondilite anquilosante, artrite psoriásica, artrite reativa, artrite/espondilite associadas com as doenças inflamatórias intestinais e algumas formas da artrite juvenil.

ARTRI_014Espondilite Anquilosante é uma doença que acomete pessoas jovens com menos de 40 anos de idade, tem como sintomas dor lombar persistentes por mais de três meses, acompanhada de anorexia, mal estar, febre baixa, perda de peso e fadiga. Dr. Petean alerta que atualmente a Espondilite Anquilosante tem tratamento eficaz que controla os sintomas agudos da doença, permitindo assim que a pessoa que convive com a doença, tenha uma vida com qualidade, no entanto, existe ainda barreiras para o diagnóstico precoce no sistema público, uma vez que a fila da ressonância magnética ainda é longa na maioria dos hospitais.

ARTRI_013Dr. Petean ressalta que o tratamento das Espondiloartrites com antiinflamatórios é bastante usual, há determinadas situações que é utilizado o metotrexato, um medicamento imunossupressor, a sulfassalazina na Europa é bastante utilizada e existem estudos com o uso da Leflunomida, no entanto no Brasil a Leflunomida não é fornecida no SUS. O SUS fornece através das farmácias de alto custo, os medicamentos biológicos Anti-TNFs e todos eles têm importantes estudos para o tratamento das espondiloartrites, e estão disponíveis nas farmácias de alto custo o Adalimumabe, Infliximabe, Etanercepete e o Golimumabe, o Certolizumabe ainda não está sendo fornecido pelo SUS, porém, todos são fornecidos pelos Planos de Saúde. Recentemente foi aprovado no Brasil um novo medicamento o Sekuquinumabe, um novo medicamento biológico para espondilite anquilosante. Petean enfatiza que o prazo internacionalmente aceito para um medicamento fazer efeito sobre o controle de uma espondiloartrite é de no mínimo 3 (três meses), após três meses com um tratamento se ele não estiver fazendo efeito é hora de compartilhar a decisão entre o médico e paciente.
Dr. Petean finaliza afirmando que a dieta não interfere no padrão inflamatório das espondiliatrites, cientificamente está provado que a única coisa que interfere é o cigarro, portanto, é recomendado evitar fumar.

Ouça o podcast com a palestra do Dr. Petean sobre Espondilite Anquilosante:

ARTRI_084Artrite Psoriásica é uma das espodiloartrites mais frequentes e foi apresentada pelo Dr. Rodrigo Oliveira, médico reumatologista, professor assistente da Reumatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. A Artrite Psoriásica é uma doença que acomete homens e mulheres com idade entre 30 e 50 anos, afetando ligamentos, tendões, articulações e pele através de psoríase (lesões em forma de placas brancas-escamosas). Seu acometimento pode atingir ainda intestino, olhos e os pacientes tem maior predisposição a desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e colesterolemia, ampliando a comorbidade desse tipo de espondiloartrite, no entanto Dr. Rodrigo ressalta que graças aos avanços terapêuticos disponíveis os pacientes com artrite psoriásica tem disponível um arsenal de medicamentos que lhes permitem controlar o avanço da doença garantindo-lhes qualidade de vida.

ARTRI_085Os tratamentos das Espondiloartrites são regulamentos pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, que disponibilizam uma série de medicamentos através das farmácias de alto custo em todo o Brasil, que são eles: Ácido acetilsalicílico, Metilprednisolona, Naproxeno, Ibuprofeno , Metotrexato, Sulfassalazina, Adalimumabe, Etanercepte, Infliximabe e Golimumabe. (Veja anexo abaixo).

Ouça o podcast com a palestra do Dr. Rodrigo Oliveira sobre Artrite Psoriásica:

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/273549757″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

tods
Luci Gomeiro – Dr. Rodrigo Ferraz – Dr. Tiago Farina

Luci Gameiro – Consultora comportamental, fez uma imersão sobre Aceitação, negação, medo e culpa, uma abordagem realista para a vida de toda pessoa, com ou sem a convivência com uma doença crônica, foi um momento de profunda reflexão para todos. Tivemos ainda a presença do Professor Msc. Rodrigo Ferraz, que trouxe de forma didática a importância sobre atividade física como o verdadeiro segredo para a qualidade de vida na EspondiloArtrites, trazendo não somente a reflexão sobre a importância para o controle inflamatório da doença, mas sobre a importância para diminuição das comorbidades e ampliação da qualidade de vida global, certamente Ferraz evidenciou tudo que os três doutores abordaram em suas palestras, o profissional educador físico é essencial para o paciente espondilartrítico. Finalizamos esse primeiro dia com Dr. Tiago Farina Matos trazendo um bate papo descontraindo tirando as dúvidas sobre o Direito dos Pacientes. No dia seguinte tivemos ainda o 1º Workshop de Comunicação para Blogueiros e Ativistas em EspondiloArtrites.

O 1º Encontro de EspondiloArtrites foi realizado pelo Grupar-RP e EncontrAR em parceria com a Edumed, Grupasp e Superando o Lúpus, patrocinado pela AbbVie do Brasil e com apoio institucional da Sociedade Brasileira de Reumatologia. A Edumed contribuiu com a venda a preço institucional de exemplares do “Manual do Portador de Espondilite Anquilosante e Manual do Portador de Artrite Psoriásica” que foi doado para os participantes do 1º EncEA. Contamos ainda com o apoio dos blogueiros, grupos e ativistas digitais, que participaram de dois dias intensos de atividades:

  • Alessandra Souza – Farmale Achou
  • Aline Costa – Grupo Artrite Psoriásica
  • Ana Claúdia – Artrite Reumatoide Grupo de Doentes
  • Célia Maria e Cátia Domingues – RecomeçAR
  • Hélio Filho – Eu Enfrento a Espondilite Anquilosante
  • Samuel Oliveira – Espondilite Anquilosante Brasil
  • Thiago Surian  do Blog: Thiago Surian 
  • Adriano Macedo – Conselheiro Nacional de Saúde

    "Blogueiros e Ativistas Digitais em EspondiloArtrites"
    “Blogueiros e Ativistas Digitais em EspondiloArtrites”

 Palestra sobre Artrite Psoriásica com o Drº Rodrigo Oliviera

Artrite-Psoriasica-Dr-Rodrigo-Oliviera

Palestra sobre espondilite anquilosante com o Drº Flávio Petean

Espondilite-Anquilosante-Dr.Flavio-Petean

Espondiloartrites, cobertura no SUS e planos de saúde

EspondiloArtrites-SUS-Plano-Saude

As fotos do evento podem ser baixadas neste link: https://1drv.ms/f/s!AoKJ6FKkLqjDgepe8O0m05iGxVsLKg 

 

Print Friendly, PDF & Email
Postagem anterior

Sistema nervoso é o “guardião da saúde intestinal” – Diz estudo

Próxima postagem

Sociedade Brasileira de Reumatologia e Pfizer anunciam finalistas de prêmio jornalístico

Relacionado Postagens

7º Encontro de EspondiloArtrites

7º Encontro de EspondiloArtrites

por Priscila Torres
21/09/2022

Alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Espondilite Anquilosante, o 7º Encontro de EspondiloArtrites, acontece em São Paulo, no dia...

6º Encontro de EspondiloArtrites alusivo ao Maio Roxo

6º Encontro de EspondiloArtrites alusivo ao Maio Roxo

por Priscila Torres
12/01/2024

Confira a programação do 6º Encontro de EspondiloArtrites alusivo ao Maio Roxo 06/05 às 19 h- Artrite Psoriásica por Dr....

Maio Roxo traz o alerta para as necessidades de atenção dos pacientes que convivem com doenças imunomediadas inflamatórias

Maio Roxo traz o alerta para as necessidades de atenção dos pacientes que convivem com doenças imunomediadas inflamatórias

por Priscila Torres
17/10/2021

Maio Roxo é um mês que traz reflexão sobre a atenção ao usuário que convive com a Doença Inflamatória Intestinal,...

Abertas as inscrições para o Grupo MovimentAR – Consciência Corporal que ensinará pacientes reumáticos a buscarem atividades físicas que possam ser realizadas com segurança

por Priscila Torres
03/07/2020

Quando falamos de atividade física para pacientes reumáticos, sempre vem a pergunta "qual o melhor tipo de atividade física para...

5º Encontro Online de Espondiloartrites

5º Encontro Online de Espondiloartrites

por Priscila Torres
04/06/2020

5º Encontro Online de EspondiloArtrites Evento dedicado às pessoas que diariamente superam os desafios trazidos pelas espondiloartrite   Alusivo ao Dia...

Inscrições abertas para o Grupo de Consciência Nutricional para equilíbrio no tratamento das doenças reumáticas

Inscrições abertas para o Grupo de Consciência Nutricional para equilíbrio no tratamento das doenças reumáticas

por Priscila Torres
03/07/2020

Estão abertas as inscrições para o Grupo de Consciência Nutricional para equilíbrio no tratamento das doenças reumáticas, o grupo será...

Próxima postagem
Sociedade Brasileira de Reumatologia e Pfizer anunciam finalistas de prêmio jornalístico

Sociedade Brasileira de Reumatologia e Pfizer anunciam finalistas de prêmio jornalístico

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Blog oficial das ONGs

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Acessar
  • Apoio
  • ArtriteGuia
  • Blogs do usuário
  • Cadastro
  • Cadastro
  • Carrinho
  • Carrinho
  • Chat Room
  • Colaboradores no BlogAR
  • Contato
  • Conte a sua história
    • Sobre Mim
  • EncontrAR
    • Objetivo do EncontrAR
  • Entrevistas
  • Enviar nova postagem no blog
  • Esqueci minha senha
  • Finalização de compra
  • Finalizar compra
  • Grupo de usuários padrão
  • Home 1
  • Home 1
  • Home 2
  • Loja
  • Meu perfil
  • Minha conta
  • Minha vida com AR
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Onde encontrar Centros de Terapia Assistida no SUS
  • Pesquisar usuários
  • Política de Privacidade
  • Todos os grupos

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco