ReumaBlogs

Fertilidade feminina e artrite reumatoide

A partir do momento que o casal decide querer ter um filho, logo surge toda a expectativa pelo tão sonhado exame positivo! E aí, mês a mês, cria-se a expectativa…

Muitas mulheres com artrite reumatoide relatam demora em conseguir engravidar. Será que isso é apenas uma percepção errada do tempo gerada pela ansiedade ou de fato isso ocorre?

Uma das formas utilizadas para avaliar a fertilidade é conhecida como “Tempo para Gravidez” e consiste no número de ciclos menstruais necessários para conceber. Quando o tempo para a gravidez for maior que 12 meses é recomendado procurar auxílio médico especializado.

As pacientes não estão erradas!!!
Estudo que avaliou mulheres com artrite reumatoide em idade fértil identificou que 42% das pacientes levam mais de 1 ano para conseguirem engravidar após pararem o anticoncepcional.

O uso de corticoides e anti-inflamatórios pode afetar a fertilidade de forma temporária, prolongando, assim, o tempo da mulher conseguir engravidar. É importante deixar claro que esse efeito costuma ser temporário, retornando à normalidade após a interrupção das medicações ou após o ajuste da dose do corticoide. Outro fator implicado no tempo da demora em conseguir engravidar é a doença estar em atividade, ou seja, descontrolada.

📞(17)982240550
R. José Urias Fortes, 450. Jd Panorama – Rio Preto

#REPOST @tudosobrereumatologia

Related posts

O que é Polimiosite?

Priscila Torres

A Fibromialgia afeta mais as mulheres do que os homens?

Priscila Torres

SAAF – Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide

Priscila Torres
Loading...