sexta-feira, março 13, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Doenças Reumáticas Fibromialgia

Exercícios para fibromialgia: confira dicas para amenizar o incômodo

por Priscila Torres
24/08/2020
em Fibromialgia, Notícias
Exercícios para fibromialgia: confira dicas para amenizar o incômodo

Her shoulder pain on mat

Quando você é diagnosticada pela primeira vez com fibromialgia, muitas vezes o primeiro impulso é não fazer nada, se retrair ou até mesmo ficar deprimida a maior parte do tempo na cama. Mas não deixe o diagnóstico te abalar. Fala-se muito sobre a doença e o diagnóstico, mas agora vamos te orientar no tratamento mais comentado e pertinente para recuperação, que são os exercícios para fibromialgia.

Saiba que seu médico provavelmente vai recomendar algum exercício. E, se você não tem a rotina de praticá-los, vai precisar desses passos para começar. Mesmo que seja na cama mesmo, com algum alongamento e ganho de mobilidade, já é alguma coisa! Depois, gradualmente, caminhe até a caixa de correio no portão de casa e volte. Em seguida, faça um exercício mais constante, como uma caminhada.

Vá aumentando e intensificando a cada semana, pois o exercício tem papel importante na melhoria da dor da fibromialgia. Este plano passo a passo você pode fazer e começar seu próprio programa de exercícios para a melhor recuperação.

Etapa 1: Saiba que pode ajudar

O exercício é um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia. Combate todos os sintomas da doença, incluindo dor, fadiga e problemas de sono. A atividade física pode ajudar a manter a massa óssea, melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aumentar a força. Fazer exercícios regulares também auxilia no controle de peso, o que é importante para reduzir a dor da fibromialgia. Mover seu corpo pode ser a última coisa que você deseja, mas você tem que acreditar que realmente ajuda! É difícil no início, mas o primeiro passo é saber que cada dia de atividade é um passo para melhora!

Etapa 2: Comece devagar

A chave é começar com algo pequeno, leve e aumentar gradualmente seu nível de atividade. Pacientes com fibromialgia precisam começar muito devagar para o corpo entender a mudança, principalmente se você não fazia nada antes. A ideia é começar com uma dose baixa e aumentar ao longo do tempo. Por exemplo, você pode começar a andar apenas cinco minutos por dia durante uma semana e, em seguida, adicionar um minuto a cada semana até 20 a 30 minutos por dia. Pode demorar 15 semanas para chegar a esse ponto, mas está tudo bem desde que você respeite a sua dor.

Para as pessoas que não estão acostumadas a se exercitar, nos concentramos em fazê-los ser mais ativos e nem sequer chamamos de exercício. A ideia é andar um pouco mais ou subir um lance de escadas em vez de pegar o elevador. Mover seu corpo pode ser difícil no início, mas, com a rotina, você vai notar que a atividade fica mais fácil a cada dia.

Um estudo de 2010 publicado na “Arthritis Research & Therapy” descobriu que as atividades diárias regulares, como subir escadas, fazer jardinagem ou fazer tarefas domésticas, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento diário das pessoas com fibromialgia.

Etapa 3: Ouça seu corpo

Se você já era ativo antes da fibromialgia, talvez seja necessário aprender uma abordagem diferente para o exercício agora. Muitas pessoas tentam fazer força bem cedo e então se sentem frustradas quando seus sintomas pioram. Para aqueles que costumavam ser atléticos, muitas vezes precisamos ensiná-los a ouvir seu corpo e aprender a levá-lo mais devagar do que eles podem estar acostumados.

É praticamente um novo aprendizado, respeitando suas fraquezas e sabendo como superar a cada dia as novas barreiras. A ideia é : faça as atividades de forma progressiva e sem se desrespeitar para que a dor não sobressaia em detrimento do impacto do exercício. Se doer, dê um passo atrás.

Etapa 4: Faça algo todos os dias

Para obter o máximo benefício do exercício, você realmente precisa fazer isso diariamente ou quase. As melhores opções são as caminhadas ou usar uma academia, pois são atividades facilmente acessíveis a maioria dos dias do ano.

Se exercitar em uma piscina quente é outra boa maneira de começar as atividades. A água quente tem um efeito calmante e relaxante nos músculos e nas articulações e podem tornar o exercício menos doloroso. Ciclismo, corrida, yoga, treinamento de força e aulas de exercícios de baixo impacto são apenas algumas outras maneiras de se exercitar e ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia.

Foto:Dane Wetton/ Unsplash

O mais importante é encontrar algum tipo de exercício que você goste e se sinta bem, mesmo que seja dar uma volta no quarteirão, visitar um amigo ou passear com o cachorro. Se você fizer com um amigo ou membro da família será muito mais incentivador e divertido!

Etapa 5: Modifique seu treino

Se está começando a fazer exercícios, essas dicas podem ajudar a prevenir lesões ou dores:

  • Faça exercícios na hora do dia em que você se sinta melhor. Para muitas pessoas com fibromialgia, isso é entre as 10h e às 15h. Mas o seu melhor momento pode ser diferente.
  • Alongue-se. Isso pode ajudar a aquecer os músculos e minimizar a dor após o exercício.
  • Alongue também quando estiver deitado, parado ou sentado numa cadeira. Algumas pessoas podem achar útil alongar-se em um banho quente.
  • Faça pequenos passos. Ao caminhar, tente não balançar os braços demais ou dar grandes passos. Andar em superfícies planas e uniformes para reduzir o risco de queda.
  • Faça o treinamento de força. Para exercícios de fortalecimento, considere usar bandas ou faixas elásticas em vez de pesos e começar com um único conjunto de repetições.
  • Intercale. Ao fazer exercícios de alongamento ou fortalecimento, alterne os lados com freqüência e descanse um pouco entre as repetições.
  • Faça pausas. Novamente, ouça seu corpo. Não tenha medo de ir tão devagar quanto precisa.
  • Cuide-se depois. Quando terminar de se exercitar, alongue novamente, hidrate-se e relaxe.
Etapa 6: Seja Paciente

Embora o exercício possa melhorar os sintomas da fibromialgia, os efeitos nem sempre são imediatos. O exercício é realmente o melhor tratamento a longo prazo para a dor e a fadiga da fibromialgia, mas pode levar até seis meses antes de você notar uma mudança nos seus sintomas.

Você definitivamente precisa ser paciente e ir devagar. Pode parecer que está demorando para alcançar seus objetivos. Mas, à medida que você aumenta gradualmente seu movimento, você se sentirá melhor e notará uma diminuição em seus sintomas. O exercício é a primeira coisa que você começa em sua jornada para o bem-estar.

Fonte: Webrun.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Um dia de cada vez

Próxima postagem

Artrite relacionada a doença inflamatória intestinal (DII)

Relacionado Postagens

Mitos e Verdades sobre a vacina contra o HPV

Mitos e Verdades sobre a vacina contra o HPV

por Priscila Torres
13/03/2026

São Paulo, março de 2026 - Com a desinformação ainda rondando a vacinação contra o HPV, o Ministério da Saúde vem...

ANS inclui no Rol risanquizumabe, tratamento para doença intestinal

ANS inclui no Rol risanquizumabe, tratamento para doença intestinal

por Priscila Torres
13/03/2026

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão do risanquizumabe para o tratamento de colite ou retocolite ulcerativa...

Audiência pública no Senado debate desafios de saúde, acessibilidade e direitos da pessoa com nanismo nesta sexta-feira (13)

Audiência pública no Senado debate desafios de saúde, acessibilidade e direitos da pessoa com nanismo nesta sexta-feira (13)

por Priscila Torres
12/03/2026

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal realiza, no dia 13 de março, às 10 horas,...

Dia Mundial do Glaucoma: a importância do diagnóstico precoce para preservar a visão

Dia Mundial do Glaucoma: a importância do diagnóstico precoce para preservar a visão

por Priscila Torres
12/03/2026

No Dia Mundial do Glaucoma, celebrado em 12 de março, a atenção se volta para uma condição oftalmológica que avança...

Agora Tem Especialistas

Agora Tem Especialistas

por Priscila Torres
12/03/2026

Nesta sexta-feira (13), às 10h, a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, anuncia, em São José dos Campos (SP), o início...

Fevereiro Roxo: o que é o lúpus, por que surge, quais são os sintomas e como funciona o tratamento

Fevereiro Roxo: o que é o lúpus, por que surge, quais são os sintomas e como funciona o tratamento

por Priscila Torres
12/03/2026

Informação como ferramenta essencial diante de uma doença autoimune pouco compreendida. Fevereiro Roxo promove a conscientização sobre o lúpus, uma doença...

Próxima postagem
Artrite relacionada a doença inflamatória intestinal (DII)

Artrite relacionada a doença inflamatória intestinal (DII)

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 75mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
 

Carregando comentários...
 

    %d