Medicamento Biológico Medicamentos Biológicos e Biossimilares Medicamentos Fornecidos pelo SUS Tratamentos

Etanercepte muda de embalagem marcando o avanço de fase da PDP

O biofármaco etanercepte é fruto de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre Bio-Manguinhos, Bionovis e Samsung Bioepis e está passando por nova etapa: mudança da embalagem. O fornecimento do medicamento aos pacientes começou em 2019. A transferência de tecnologia entrou na etapa da troca do rótulo e da embalagem a partir de outubro de 2020, passando a conter a nomenclatura “Bio-Manguinhos etanercepte” com nova identidade visual.

O medicamento é indicado no tratamento de pacientes adultos com doenças autoimunes, como artrite reumatoide, artrite psoriásica e espondilite anquilosante. Estas doenças causam, no corpo, o aumento da produção de uma substância chamada de fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa). Isto faz com que o sistema imunológico do corpo ataque o tecido saudável, causando inflamação, que pode resultar em comprometimento da função da articulação. O Biofármaco bloqueia o TNF-alfa, reduzindo as dores e os danos causados pela doença.

Bio-Manguinhos já fornece outros medicamentos biológicos para atender aos pacientes de artrite reumatoide pelo SUS: infliximabe, golimumabe e rituximabe. Com a entrada desses dois últimos em seu portfólio esse ano, o Instituto também amplia sua cesta de produtos para o tratamento de doenças reumatológicas, oferecendo mais opções aos pacientes.

Fonte: Fiocruz.

Artigos Relacionados

Acesso total aos Biológicos

Priscila Torres

Os efeitos colaterais para quem usa remédios com corticoides: de insônia a ganho de peso

Priscila Torres

Consulta pública em prol da AR

Priscila Torres