Busquei a melhor maneira de te fazer entender sobre esse assunto.
Vasculite significa: inflamação de vasos (veias, artérias).
É um termo amplo usado para se referir a um grupo de doenças bem diferentes( do mesmo jeito que virose é um grupo de doenças causadas por vírus).
Nós temos vasos de todos os calibres, dos mais finos aos mais grossos e as doenças vão agir inflamando esses vasos e, a depender, de qual calibre e qual local for atingido se manifestará um tipo de doença.
E aí quando a parede do vaso fica inflamada aumenta a chance de trombose, ou seja do vaso “entupir ou estreitar” e parar de passar sangue. Também pode ocorrer hemorragia por rompimento desse vaso e formação de aneurismas pela fragilidade da parede do vaso causando dilatação e risco de rotura.
Vários órgãos podem ser atingidos como pulmões, cérebro, coração, rins e claro, a própria pele.
E não pense que só existe Vasculite causadas por doenças reumatológicas não, podemos ter causadas por infecções, neoplasias, medicações, etc.
E como tudo depende do vaso que vai ser afetado, o paciente apresenta os mais variados sintomas desde febre, mal estar, artralgia, mialgia até lesões cutâneas, dor de cabeça, cegueira, infarto, mudança da cor dos dedos e até mesmo necrose.
As vasculites podem ser primárias quando o foco principal é a inflamação dos vasos, ou secundária a doenças como lúpus, artrite reumatóide e sjogren.
O tratamento varia com o tipo e gravidade do acometimento, geralmente precisamos usar corticóides e imunossupressores. Algumas doenças podem desaparecer rapidamente e outras perdurarem mais tempo. O acompanhamento reumatológico é fundamental!
Ficou mais fácil de entender? Agora você já sabe quando aparece aquele vermelhão e o seu reumato fala: ”Pode ser lesão vasculítica.”
Se você já passou por isso ou conhece alguém, salva e compartilha esse post!
#REPOST @dicasdareumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.