Segundo dados do Ministério da saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil. A artrose, também chamada de osteoartrose, é um fenômeno natural muito comum, por onde qualquer pessoa está suscetível. Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste ocorre conforme o ser humano vai envelhecendo, assim como o surgimento de rugas no rosto e as manchas na pele.
A artrose pode causar dor nas articulações e rigidez articular. Começa de leve intensidade e aumenta com o tempo. Em casos graves, pode acontecer redução da mobilidade da articulação. As regiões do corpo com maior incidência são os joelhos, a coluna, o quadril, nas mãos e os dedos.
Os fatores de risco para essa condição são:
* Idade avançada;
* Obesidade, gerando maior pressão sobre as articulações;
* deformidades ósseas;
* Lesões em articulações causas po traumas, acidentes por exemplo;
* Uso repetitivo das articulações por um longo período de tempo;
* Histórico familiar.
A artrose ainda não tem cura definitiva. No entanto, existem opções de tratamento que ajudam bastante a reduzir a progressão da doença, fornecer uma melhora dos sintomas, ganhar força e mobilidade e permitir que o paciente possa viver uma vida ativa normal e com qualidade. O fisioterapeuta tem um papel fundamental nesse processo, sendo ele um profissional apto nesse tipo de intercorrência. Quanto mais cedo a artrose for diagnosticada, mais chances o paciente poderá, buscar as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso.
Fonte: Atailton Mota – Fisioterapeuta – SPP News e Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.