Notícias

Empresa cria banco de talentos exclusivo para pessoas com deficiência

A Lei de Cotas, que prevê que as empresas preencham uma parcela de seus quadros funcionais com pessoas com deficiência (PCDs), completou 29 anos em julho.

Porém, segundo dados do Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, apenas 50,62% das empresas cumprem com a cota.

O caminho para garantir a inclusão dos profissionais PCDs ainda é longo, mas algumas companhias já estão dando exemplo.

É o caso da Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software no Brasil, que está lançando um banco de talentos exclusivo para pessoas com deficiência.

A empresa quer captar profissionais que geralmente não se candidatam para uma vaga por ela não ser exclusiva para PCDs.

“Nós sempre prezamos muito pela diversidade do nosso time, por isso nossas vagas estão abertas para qualquer pessoa, independente de raça, cor, religião, deficiência ou gênero. Mas, conversando com nossos colaboradores PCDs, percebemos que existe uma tendência dessas pessoas não se candidatarem à vagas que não sejam exclusivas. Com o banco de talentos, queremos captar essas pessoas e aumentar a participação delas tanto em processos seletivos como na empresa”, destaca Beatriz Neves, coordenadora de Recrutamento e Seleção da empresa.

O coordenador de serviços de TI, Vanderlei Fortes, é um dos gestores que tem na equipe uma pessoa com deficiência. Ele acredita que a inclusão é um caminho para diminuir o preconceito.

“O colaborador PCD precisa ser contratado pela sua capacidade profissional e não para ser apenas mais um número na cota, porque, quando falamos de times, eles são formados por pessoas de diferentes culturas, etnias e opiniões. Isso faz com que a equipe se torne muito mais democrática e plural, além de gerar respeito. Como as atividades exercidas na operação são inclusivas, conseguimos valorizar todas as pessoas e criar relações duradouras dentro do time”, explica.

Para se candidatar ao banco, é necessário ter ensino médio completo, ensino superior (em alguns casos, de acordo com o cargo desejado), laudo médico atualizado e perfil proativo, responsável, comprometido e focado em soluções.

Todas as vagas da empresa estão disponíveis clicando aqui.

Fonte: Ecnomia SC.

Related posts

Artroplastia do joelho devolve a qualidade de vida para pacientes com artrose

Priscila Torres

Como Aproveitar Melhor sua Consulta

ReumatoCare

Síndrome de Sjogren: como ela é?

Priscila Torres
Loading...