DOReumática

Pacientes com doenças reumáticas frequentemente procuram o consultório com uma queixa em comum: Dor.

Definir a dor não é uma tarefa fácil mas podemos usar o conceito da Associação Internacional para o estudo da dor (IASP): “Dor é uma sensação e experiência emocional desagradável associada à lesão tecidual, real ou potencial, ou descrita em termos desta lesão.”

Nas doenças reumáticas autoimunes a dor pode ser consequência do processo inflamatório das articulações (artrite), em geral essa dor vem acompanhada de inchaço nas articulações, piora em repouso e pela manhã (rigidez matinal). A limitação dos movimentos pode impedir a pessoa de realizar coisas comuns como segurar uma xícara, tomar banho, se vestir… Por isso esse tipo de dor reumática é tão impactante e debilitante, se não for rapidamente tratada.

Outro mecanismo de dor possível é consequência do fenômeno de sensibilização central, que é uma alteração do sistema nervoso onde dor gera mais dor (como em um círculo vicioso). Isso acontece em doenças como a Fibromialgia.

Além disso, o acometimento de nervos periféricos por compressão (como na Síndrome do Túnel do carpo) ou por quadro inflamatório (polineuropatias) podem gerar uma dor chamada Neuropática. Esse tipo de dor vem com outras sensações desagradáveis como sensações de choques, formigamentos e dormências.

Para cada uma dessas causas de dor é preciso uma abordagem diferenciada e multiprofissional, com enfoque em um tratamento que possa realmente melhorar a qualidade de vida do paciente.

E você? Nos conte sua experiência com a Dor. Escreva aqui nos comentários.

Um abraço afetuoso!

#REPOST @reumatologistasalvador

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...

Procure conhecer tudo à respeito da sua doença e como você pode se ajudar! E acima de tudo, nunca desista!

No final de 2015, tive uma febre tão alta que me debatia na cama. Depois disso, não conseguia mais escovar dentes, pentear os cabelos,...

Live irá debater a falta de medicamentos nas Farmácias de Alto Custo

ReumaLive: Direitos dos Pacientes: Assistência Farmacêutica Em dezembro de 2020, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), emitiu um documento em que foi declarado...