Notícias

Coronavírus: o que é a dexametasona e por que não pode ser tomada sem indicação médica

Promessas de tratamentos podem trazer perigos, como o da automedicação.

Na última terça (16/07), um grupo de pesquisadores da Universidade Oxford, no Reino Unido, anunciou que, segundo um estudo realizado por eles, o corticoide dexametasona reduziu a mortalidade de pacientes de covid-19 em ventilação mecânica.

A notícia trouxe esperança, mas é preciso esclarecer desde cedo: automedicar-se é perigoso e, no caso da dexametasona e a doença causada pelo coronavírus, o uso do remédio sem acompanhamento médico e sem necessidade ou indicação pode acabar fazendo o contrário do que se deseja: dificultar o combate do vírus pelo corpo. Também pode causar outros efeitos colaterais. A droga só pode ser usada com acompanhamento médico.

O anúncio dos pesquisadores não coloca o remédio como uma cura para a covid-19, mas como um medicamento positivo para pacientes com indicação para utilizá-lo, dentro de tratamentos hospitalares para casos graves e moderados.

Isso porque o medicamento não ataca diretamente o vírus, mas sim pode ajudar a controlar a forte reação inflamatória causada pela covid-19 em pacientes que estão em situação mais grave.

Fonte: BBC Brasil.

Related posts

Estoque da Farmácia de Alto Custo chega a 80% pela primeira vez em três anos

Priscila Torres

Soja pode proteger da osteoporose mulheres na menopausa

Priscila Torres

Nova técnica pode remediar e até tratar a artrose moderada no joelho

Priscila Torres
Loading...