Notícias

Dor no peito e fadiga? 7 sintomas de hipertensão pulmonar que jamais devem ser ignorados

Esse problema é sério e deve ter seus sintomas observados para rápida detecção.

A hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada por alterações que impossibilitam a passagem de sangue pelas artérias e veias dos pulmões. A enfermidade também pode ser definida como uma obstrução relacionada ao aumento desproporcional da pressão das artérias do pulmão.

A doença pode ser provocada por diversos fatores, tais como distúrbios autoimunes prejudiciais os pulmões, como esclerodermia e artrite reumatoide, cardiopatia congênita e coágulos de sangue no pulmão, a chamada embolia pulmonar.

Assim como todas as doenças, a hipertensão pulmonar também apresenta diversos sintomas, que devem ser observados para que o indivíduo portador da enfermidade receba o diagnóstico o mais rápido possível.

Abaixo você verá alguns dos sinais mais comuns de que pode ter sido acometido por hipertensão pulmonar e não saiba. Veja:

  • Fadiga
  • Tonturas ou desmaios
  • Pressão ou dor no peito
  • Inchaço nos tornozelos e pernas
  • Inchaço na região abdominal, também chamado de ascite (é o acúmulo de fluidos no espaço entre o revestimento do abdômen e os órgãos abdominais)
  • Cor azulada dos lábios e da pele
  • Pulso acelerado

Ao identificar os sintomas acima citados, é de extrema importância procurar um médico especialista. O profissional irá indicar os exames adequados para que o indivíduo receba um diagnóstico preciso sobre seu caso.

É importante lembrar que até o momento não existe cura para a hipertensão pulmonar, apenas um tratamento à base de medicamentos específicos para contornar os sintomas apresentados pela doença.

Fonte: i7news.

Artigos Relacionados

Congresso Brasileiro de Oftalmologia tem edição virtual devido a pandemia do coronavírus

Priscila Torres

Mitos e Verdades sobre cuidados com as unhas

Priscila Torres

​​​​Artrite Reumatoide e os Pulmões

Priscila Torres