Notícias

Doenças reumáticas podem aparecer em qualquer idade

Dores, inchaço nas articulações e dificuldade para se movimentar constantemente estão entre os sintomas mais comuns das doenças reumáticas.

Ao contrário do que muitos pensam, não são só os idosos os acometidos pelo chamado reumatismo. Adultos, jovens e até crianças podem desenvolver esses problemas que compõem um grupo de mais de 120 doenças, que afetam ossos, músculos, cartilagens, tendões, pele e os sistemas respiratório e gastrointestinal, como explica o médico especialista em reumatologia, Maxwell.

“È uma lenda achar que o reumatismo é uma doença típica do idoso, o que o público leigo geralmente lembra como “reumatismo de idoso” são apenas doenças como artrose e osteoporose, quando na verdade as doenças reumáticas englobam um grupo muito maior de doenças, que podem afetar qualquer idade, inclusive crianças”, explica o Dr. Maxwell.

Entre as doenças mais comuns estão a artrose, artrite reumatoide, gota, osteoporose, tendinites e bursites, febre reumática e fibromialgia. Se não forem tratadas, essas enfermidades podem causar uma série de limitações e levar à incapacidade física.

Para prevenir, o ideal é manter uma rotina saudável.

“Ter um estilo de vida saudável é a maneira mais eficaz de prevenir essas doenças como um todo, realizar atividades físicas regulares, manter uma alimentação adequada e balanceada, e evitar vícios como cigarro e evitar ingestão de bebidas alcoólicas em excesso”, conclui o especialista.

Fonte: CBN Curitiba.

Artigos Relacionados

Dor no quadril: todas as possíveis causas e consequências

Priscila Torres

Cartilha virtual orienta pessoas com artrite reumatoide

Priscila Torres

Além do sofrimento físico, pacientes com fibromialgia enfrentam a desconfiança de familiares e até de profissionais de saúde

Priscila Torres